Insatisfação e revolta nos últimos dias de Beto Richa à frente do Governo do Paraná

A comunidade acadêmica denunciou a falta de recursos para necessidades básicas e a falta de concurso público para contratações.

Luciano Palagano 4 abr 2018, 18:21

Nesta terça-feira (3), atos em defesa das universidades públicas parananenses ocorreram por todo Estado. A comunidade acadêmica denunciou a falta de recursos para necessidades básicas, como limpeza e materiais de expediente e de laboratório, e a falta de concurso público para contratação de professores e agentes universitários. Situação que coloca em risco o funcionamento das instituições de ensino.

O protesto estatual em defesa das universidades estaduais também ocorreu no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal Cândido Rondon. Professores, agentes universitários e estudantes entregaram panfletos e conversaram com moradores da cidade sobre a situação da Universidade.

De acordo com Rodrigo Paziani, professor do Colegiado de História e membro da direção do Sindicato de Docentes da Unioeste (Adunioeste), o quadro é tão crítico que o próprio campus corre risco de fechar as portas por falta de verba.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste), para 2018 o governo estadual previu 52,32% a menos de recursos para Unioeste em relação ao orçamento executado em 2014. O sindicato afirma que o quadro não é diferente em relação às demais universidades estaduais.

“O atual governador do Estado Paraná, Beto Richa (PSDB), ao se afastar do cargo para participar do pleito eleitoral deste ano, deixa uma ‘herança maldita’ para o ensino superior público paranaense”, afirma Paziani. Segundo ele, o último concurso na Unioeste foi há mais de dez anos e o Restaurante Universitário do campus de Marechal Cândido Rondon tem recursos para funcionar somente até o mês de maio.

Em nota, o Sinteoeste alerta que a Unioeste corre o risco de suspender suas atividades letivas e a assistência aos pacientes, no Hospital Universitário, poderá ser comprometida.

Artigo originalmente publicado no Brasil de Fato Paraná.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!