Intervenção apresenta violência de gênero nas ruas de Natal

A intervenção EU PUTA, ELE SANTO estreou nas ruas de Natal com a temática de violência de gênero sofrida pela própria artista

Catarina Santos 28 abr 2018, 17:21

Os muros da cidade reverberam a história. Antes de adentrar o que a série significa para mim quanto artista, é preciso localizar a minha fala. Branca, hetero, cisgênero, classe média. Isso para dizer que fazer essa intervenção é um privilégio. São inúmeras mulheres que não alcançam a segurança para uma denúncia, são inúmeras mulheres que denunciam e não expõem porque não podem, são inúmeras mulheres que não se expõem porque não aguentam e nem deveriam precisar disso.

A intervenção “EU PUTA, ELE SANTO” é uma série urbana autobiográfica com a foto da violência que sofri em novembro do ano passado, resultado de uma relação abusiva de três anos que, por último,me deixou de olho roxo. Após um histórico de agressões e com uma rede de apoios, decidi sair da relação e somente depois de noites sem dormir, denunciar. Foi preciso fazer a série para expressar nas ruas as provas de uma violência de gênero que ocorre e, ainda assim, a sociedade justifica, acoberta, responsabiliza quem passou a violência e relativiza o dano emocional que diariamente as mulheres passam.

O estado de violência não pode ser naturalizado. Os limites que nos são colocados diariamente nos educa para calar. Estar nesse processo de transição entre o que é ser a mulher que a sociedade construiu e a mulher que sou e ainda quero me tornar é doloroso. Nem mesmo a formação crítica que temos nos impede completamente de reproduzir as teses que aprendemos na nossa socialização: nós putas, eles santos; nós mentirosas, eles honestos; nós loucas, eles equilibrados; nós erradas, eles certos. Nos colocamos contra nós para defender atitudes de homens incontestavelmente covardes porque nos ensinaram assim.

O certificado de feminista não é colete à prova de balas, nem irá por si só significar que uma mulher, sofrendo gradualmente violências, irá responder da forma correta a agressão seguindo o tutorial das cartilhas.Quando você passa por uma situação de violência com a pessoa que está ao seu lado, leituras não bastam, é preciso se permitir falar sobre isso e ter uma rede para não se perder. Aprendi numa relação, chamando outras mulheres que admiro de putas e negligenciando minha própria identidade e construção política enquanto eu apanhava, que o ciclo do autocuidado precisava começar e o ciclo da violência tinha que acabar.

Transformar em potência nossa dor é um exercício de resiliência que exige coragem. O machismo é responsável pelo alto número de feminicídios no mundo e precisamos também refletir até que ponto as mortes de mulheres que não conseguiram suporte para este peso e tiraram a própria vida não entram nesta conta do patriarcado. Não se trata de uma responsabilização individual/ pessoal, é preciso agir criticamente em pautas tabus como o suicídio de mulheres em decorrência da violência doméstica para avançarmos na defesa de nós mesmas no mundo.

Cuidar de si, para não morrer. Verbalizar arte na rua, para não deixar matar.

Serie urbana EU PUTA, ELE SANTO
Local: Rua Chile – Ribeira (Natal/RN)
Artista: Catarina Santos
Apoio técnico: Juliana Domênica
Referências estéticas: Inside out Project; She’s Gotta Have It (série).
Fotos: Catarina Santos


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão