Marisa Matias acusa Macron de agir como “um pequeno Napoleão”

A eurodeputada do Bloco de Esquerda ataca Macron sobre qual sua concepção de “democracia” após os ataques imperialistas na Síria.

Marisa Matias 19 abr 2018, 19:28

“Senhor Macron, o senhor apresentou-se aqui como Presidente de França, mas na realidade parece pensar que é um pequeno Napoleão. É que veio fazer uma declaração de amor à democracia, disse mesmo que a democracia não é uma palavra oca, e eu pergunto-lhe: que democracia? A democracia que decidiu executar há menos de uma semana, quando unilateralmente com [Donald] Trump e [Theresa] May avançou para um ataque sobre a Síria sem consultar rigorosamente ninguém?”, questionou Marisa Matias no debate no Parlamento Europeu sobre o “Futuro da Europa” com o presidente francês, Emmanuel Macron.

“A sua conceção de democracia não tem cidadãos? Não tem parlamentos? Não ouviu sequer a assembleia francesa? Ridicularizou as instituições europeias. É essa a sua conceção de democracia? Senhor Presidente, a sua conceção de democracia não é oca, é inexistente. A sua conceção de democracia é napoleónica. E nós queremos uma democracia completa”, acrescentou Marisa Matias.

De acordo com a dirigente do Bloco de Esquerda, se Macron “quer paz no Médio Oriente, tem um bom remédio”: “Pare de vender armas. Está numa ótima posição para fazê-lo”, rematou a eurodeputada bloquista.

Durante a sua intervenção, o presidente francês reforçou que a operação militar na Síria, levada a cabo no passado sábado pelos Estados Unidos, França e Reino Unido, foi legítima, não sendo comparável às intervenções em países com o Iraque e Líbia.

“Tínhamos o dever de intervir para defender os nossos valores”, vincou.

Reprodução de esquerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!