Diante um governo de vândalos, mobilização geral

Partido francês lança nota sobre as recentes jornadas de mobilização no país contra o governo Macron.

NPA 10 abr 2018, 13:32

Segunda-feira, 9 de abril às 4h da manhã, dois mil e quinhentos policiais e veículos blindados atacaram a ZAD (zona com planejamento deferido) de Notre-Dame-des-Landes. Eles interditaram os jornalistas, depois responderam com uma nuvem ensurdecedora de fumaça lacrimogênea. O governo que expulsar uma centena de pessoas que contribuíram para conseguir o abandono do absurdo projeto do aeroporto de Notre-Dame-des-Landes.

Mas seu objetivo real é muito maior, como mostram as declarações de Gérard Collomb [Ministro do interior]: “Que de uma vez por todas, se termine essa operação que começou há quarenta anos. Nós manteremos as forças da ordem para que não haja uma nova ocupação. A autoridade deve reinar em todos os lugares, e a lei deve ser respeitada em todos os lugares”.

Contestamos a autoridade do Estado

A privatização da SNCF [companhia ferroviária estatal] e de outros serviços públicos, o ataque contra o estatuto dos funcionários ferroviários e de todos os funcionários, a extinção de 120 mil postos de trabalho no funcionalismo público, a seleção na universidade, o endurecimento de políticas anti-imigrantes, incluindo a multiplicação de prisões nos campos, tudo isso não basta para o governo. Ele abre novo front com a batalha militar de Notre-Dame-des-Landes.

Do nosso lado, é preciso encarar essa violência antissocial, esse autoritarismo sem limites. Cada um tem uma boa razão para agir, certamente no setor público, mas também no setor privado onde a aplicação da “loi travail” [“lei do trabalho”: a reforma trabalhista aprovada durante o último governo de François Hollande], das prescrições, agravam as condições de trabalho, desenvolvem a precariedade e facilitam as demissões.

Um governo mais ilegítimo do que nunca

Lembremos que Macron foi eleito…. enquanto que apenas 16% dos inscritos votaram nele no primeiro turno das eleições presidenciais! Hoje, menos de 40% dos sondados dizem confiar em Macron.

É tempo de dizer chega. Diferentes datas existem para nos agruparmos: 9 de abril com os trabalhadores ferroviários, 10 de abril com a juventude, 19 de abri com a nova jornada inter-profissional de greve, às quais se somam a proposta de um grande dia de manifestação unitária contra o governo.

Para o governo ceder, é preciso grandes manifestações, que mostrem nossa força coletiva. Mas também é preciso um movimento de greve massivo que bloqueie a economia. Os trabalhadores ferroviários não deve ser o únicos a poderem parar o torneiro: funcionários dos hospitais, da limpeza, nos escritórios, na educação, do setor privado, etc. Nós somos muitos que podem, que devem, influir sobre a correlação de forças.

Reivindicar e construir um outro mundo

Em Notre-Dame-des-Landes e nas universidades, se discute uma outra sociedade, como durante o inverno de 1995, como em Maio de 68. A situação atual nos bairros populares, nos serviços públicos, nos locais de trabalho, não é aceitável: é preciso recuperar o terreno, impondo, por exemplo, a divisão do tempo de trabalho sem perda salarial para acabar com o desemprego, a criação de um milhão de postos de trabalho nos serviços públicos. Há dinheiro: 93,4 bilhões de lucros para as empresas do CAC40 [índice financeiro que as 40 maiores empresas francesas] em 2017, entre 60 e 80 bilhões de euros de evasão fiscal em 2017. O problema é pegar esse dinheiro, que a rua governe, que os trabalhadores mobilizados imponham aos capitalistas a satisfação de necessidades coletivas.

Segunda-feira, 9 de abril de 2018.

Originalmente publicado no site do NPA. Tradução de Pedro Micussi para a Revista Movimento. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão