Por que apoiamos os caminhoneiros em 5 perguntas e respostas

Devemos mesmo apoiar esse movimento? Acreditamos que sim, e aqui vão as nossas respostas a algumas dúvidas frequentes.

Sâmia Bomfim 27 maio 2018, 16:53

A greve dos caminhoneiros aqueceu a conjuntura do país novamente. Esta é uma demonstração de que, apesar do contexto geral de golpe e ataque a direitos fundamentais, a classe trabalhadora não está morta e pode ser capaz de reverter o jogo. Mas diante de uma situação tão radicalizada, é normal que algumas pessoas fiquem receosas – devemos mesmo apoiar esse movimento? Acreditamos que sim, e aqui vão as nossas respostas a algumas dúvidas frequentes.

A causa do movimento é legítima?

Para tornar as ações da Petrobrás mais atraentes para investidores da bolsa de valores, a gestão de Temer e Pedro Parente (seu atual presidente) passou a ajustar o preço dos combustíveis de acordo com a flutuação do preço internacional do petróleo ao invés de utilizar a empresa para cumprir um papel ativo de controle nos preços. Esta política econômica coloca o lucro dos acionistas acima do interesse nacional e retira do Brasil a soberania sobre esta questão econômica. Além disso, visa acelerar o processo de venda da Petrobrás para o capital estrangeiro já que tem como objetivo incentivar a compra de suas ações.

A consequência dessa política foi a disparada no preço dos combustíveis e gás de cozinha. Isso afeta diretamente os trabalhadores do transporte, principalmente os autônomos, mas também toda a população já que o encarecimento dos combustíveis leva a uma inflação generalizada. Essa é a razão do protesto dos caminhoneiros. Evidentemente, a saída que o governo vai oferecer para o caso pode não ser boa, como, por exemplo, a desoneração, que além de não resolver o problema, pode reduzir a arrecadação voltada para investimentos em áreas sociais. Mas é por essa mesma razão que a greve deve ser apoiada: para que os caminhoneiros sejam capazes de reivindicar a melhor solução possível e não sejam obrigados a aceitar saídas “fáceis” do governo.

Portanto, essa luta não apenas é legítima, mas necessária para derrotar a desastrosa política liberal dos preços da Petrobrás.

Trata-se de um locaute?

Sem dúvida muitos empresários estão interessados na vitória da greve pois a queda no preço dos combustíveis levaria a uma redução no custo com transporte, o que aumentaria os lucros. Mas isso não significa que este setor dirija efetivamente a greve. A mobilização foi convocada e é mantida pelos próprios caminhoneiros. Prova disso é que o empresariado tentou realizar “acordos” fajutos com o governo para pôr fim à greve que nunca saíram do papel porque este setor simplesmente não controla o movimento. O argumento de que se trataria de um locaute foi inclusive utilizado pelo próprio governo na tentativa de deslegitimar o movimento, mas ele simplesmente não tem nenhum embasamento.

Os caminhoneiros são de direita?

A pauta do movimento é econômica. Ainda que ela signifique essencialmente uma luta contra a exploração e pela melhoria das condições de vida da classe trabalhadora (nesse sentido, de esquerda), ela não se apresenta explicitamente dessa forma. Portanto, uma vez que os caminhoneiros são mobilizados por uma necessidade material candente, muitos podem, contraditoriamente, defender posições conservadoras. Mas o importante é que a causa de sua mobilização neste caso é consoante ao interesse da classe trabalhadora.

O movimento é apoiado por grupos reacionários?

Muitos ficaram desconfiados ao saber que grupos de extrema direita, como o MBL, apoiavam a greve. Mas é preciso pensar – por que eles fazem isso? Como dito anteriormente, a identidade ideológica dos caminhoneiros é heterogênea. Sendo assim, os movimentos de direita veem uma oportunidade para incidir sobre essa base e tentar convencê-la de suas posições e ganhar adeptos. Diante disso, devemos ter receio de “nos misturarmos” e deixarmos a direita livre para fazer sua disputa ideológica, nos restringindo a dialogar com os já convertidos? Óbvio que não!

Um bom exemplo disso foi o ato ocorrido na Avenida Paulista sexta feira, 25/05, em que diversos movimentos, partidos e sindicatos de esquerda se uniram para prestar solidariedade aos caminhoneiros. Um pequeno grupo de direita chegou a comparecer ao local, mas foi embora pois não se sentiu confortável em marchar ao nosso lado. Pois bem – é a direita que deve se sentir desconfortável em apoiar uma greve, e não nós!

Por fim, não podemos avaliar um movimento apenas a partir de quais atores o apoiam ou o rechaçam, mas a partir de sua própria substância pois do contrário não é possível chegar a conclusão nenhuma. Se é verdade que o MBL apoia o movimento, também é verdadeiro que Temer e a Rede Globo o rechaçam.

Este é o prenúncio de um golpe militar?

Temer já anunciou que deve usar as Forças Armadas para reprimir o movimento, comprovando sua incompetência em dialogar e sua insistência em manter a direção draconiana da Petrobrás. Neste texto não entraremos no debate sobre o prognóstico de um golpe militar, mas obviamente a repressão é escandalosa e revela ainda mais o caráter reacionário deste governo.

O que fazer, então? Denunciar a repressão, fortalecer o movimento e resistir! Essa é a melhor forma de derrotar o militarismo e as forças repressivas – mostrando a sua inoperância, ou seja, provando que a luta dos trabalhadores é superior. De modo algum deve-se pensar que não se mobilizar é a melhor forma de manter a estabilidade e evitar um golpe de Estado. Ao contrário, a resistência popular é o melhor antídoto contra governos autoritários.


Por essas razões, apoiamos a greve dos caminhoneiros! Fora Temer! Fora Parente! Não à repressão!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão