Todo apoio aos caminhoneiros em greve

Não é uma greve patronal, uma vez que a base se recusa a aceitar o acordo das entidades sindicais com o governo ilegítimo e comprovadamente composto por uma quadrilha.

Tássia Lopes 25 maio 2018, 15:51

Não significa que a totalidade dos caminhoneiros são de esquerda e revolucionários. Uma vez que uma ínfima parcela da população se considera de tal forma.

Mas o que fazer numa situação dessas ao olhar de um marxista?

O marxismo se constrói sob três fontes: a filosofia, a economia e a política. A filosofia nos mostra o materialismo, os ajustes nas costas do povo tal como o aumento da gasolina, a CLT, a reforma da previdência, a inflação, o aumento do custo de vida e a precarização do trabalho tem força de mobilizar; a dialética nos impõe que nenhum movimento subjetivo e objetivo é linear, tudo se transforma. A partir disso defendemos o trabalho de base e a disputa da consciência de classes.

A direita de uns anos para cá, com a crise do capitalismo no país e a crise de representatividade tem dado a batalha na disputa da consciência para o lado deles. Bolsonaro é uma expressão de que não existe vazio na política. Assim como outras experiências no mundo, tal qual a disputa de ideias de esquerda e democráticas nos EUA em constante embate com Trump, por exemplo.

Nosso papel central é fazer a disputa para além de nós mesmos. O Facebook nos coloca numa bolha, ecoamos pouco nas redes sociais. Cada vez, mais e mais estamos por aqui isolados numa zona de conforto da esquerda. Enquanto na minha timeline a discussão é se apoia ou não a greve dos caminhoneiros, a realidade é muito mais objetiva.

Ontem às entidades representativas dos caminhoneiros assinaram um acordo com Temer. A base não aceitou. Permanecem em greve e a pouco o governo ameaçou de reprimir os manifestantes que bloqueiam as estradas.

O melhor apoio que podemos dar ao movimento é querer disputa-los. Quando ano passado o movimento de servidores do Estado do RJ ocupou a assembleia contra ataques a toda categoria, muitos daqueles eram pró-bolsonaro, ao um da linhagem bolsonada falar merda em tribuna se voltou contra ele. Isso é a classe trabalhadora se testando. Estarmos em apoio é nos movimentarmos para ampliar o leque dos que resistem aos ataques e se organizam no Brasil.

A conjuntura nos dá medo. Mas devemos ter coragem para conseguir mudar os rumos do país. Coragem pra disputa de consciência da classe trabalhadora como um todo. Coragem para radicalização das lutas da população. Coragem para apoiar paralisando, fazendo greve geral. Pra mostrar que esses manifestantes são parte de um movimento de trabalhadores nacional. Isso Bolsonaro não faz, nem Globo, nem os ananá que que se reúnem em meia dúzia com faixa pedindo intervenção militar. Disputamos consciência. Enraizemos as lutas.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão