Pedro Fuentes, um revolucionário, completa 75 anos

Roberto Robaina homenageia Pedro Fuentes, militante revolucionário e dirigente do MES que hoje completa 75 anos.

Roberto Robaina 10 jun 2018, 11:52

Pedro Fuentes é o nome de guerra de Alberto Pujals. No Brasil, país em que vive há quase 20 anos, todos o conhecem por Pedro Fuentes. Não é para menos: Pedro é um guerreiro. Hoje ele completa 75 anos.

Foi desde muito jovem militante revolucionário, marxista e ateu.

Começou em Pergamino, sua terra natal, na Argentina. Sua escola de luta foi o movimento secundarista. Sua primeira referência foi seu próprio irmão, Luiz, um ano mais velho. Os dois entraram juntos no partido conduzido por Nahuel Moreno. Mas, inspirado pela revolução cubana, o partido se dividiu. Contra Moreno, uma ala adotou a orientação guerrilheira. Pedro seguiu a linha de Moreno, que defendeu não abandonar as estruturas da classe operária e seguir a resistência, na clandestinidade, mas acompanhando o movimento de massas, não com ações isoladas. A continuidade da luta durante a ditadura genocida foi dura, mas o partido passou a prova e surgiu anos depois como Movimiento al Socialismo (MAS), se convertendo num forte partido de vanguarda com influência de massas em alguns setores. Eram cerca de 10 mil militantes organizados em células semanais. Pedro era um dos seus principais dirigentes, responsável sindical.

Seu irmão tinha tombado na luta guerrilheira. Havia sido um dos líderes do Exército Revolucionário do Proletário (ERP). Foi um dos primeiros desaparecidos. Neste ponto há um encontro entre a biografia de Pedro Fuentes e de Lênin.

Lênin tinha 17 anos quando seu irmão mais velho foi executado pela repressao czarista. Alexandre havia se incorporado numa organização revolucionária que adotava o método terrorista (atentados contra autoridades sobretudo) no enfrentamento a ditadura czarista. Lênin foi impactado. Admirava profundamente a coragem de seu irmão. E não lhe faltou coragem. Sua vida foi dedicada à construção e à realização da revolução mundial. Passou a vida como profissional da revolução e construtor de um partido desse tipo. É exatamente a experiência de Pedro Fuentes. É o que tem feito ao longo de todos estes anos e nessa condição foi fundador do MAS da Argentina e do PSOL, partido do qual foi seu primeiro secretário de relações internacionais e onde atua como dirigente do MES, Movimento Esquerda Socialista, corrente da qual é fundador.

Walter Benjamin dizia que mais do que pela libertação da humanidade no futuro, lutamos para vingar os que tombaram e as vítimas desse sistema. No caso de Pedro, creio que o passado foi sim capaz de fazer dele um militante inquebrantável, de todas as horas. Mas o conheço bastante bem para dizer que neste caso Walter Benjamin não está de todo certo. Pedro luta pelo futuro. Ele vê em cada jovem do Juntos, em cada jovem militante, não só um continuador da causa da revolução. Vê a necessidade de libertar a vida de todo o mal e violência, como dizia Trotsky, seu principal referente teórico e político. Vê que há possibilidades novas para o gênero humano. Pedro, sim, é daqueles tais de imprescindíveis de que falava Brecht.

Além de prático, Pedro tem escrito e elaborado política e teoricamente. Foi quem deu as primeiras bases de nossa corrente. Para isso, foi fundamental sua relação com os espanhóis nos anos 90 e com Aníbal Ramos, infelizmente já falecido, com cerca de 50 anos de idade. Tive a sorte de participar dessas equipes. A equipe com Pedro continua e já se vão mais de 25 anos de trabalho comum. Assim que se cuide, meu caro Pedro. Precisamos muito dos teus serviços.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão