Vitória dos professores: Sieeesp mantém a convenção coletiva

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo foi obrigado a recuar depois da mobilização da categoria.

Sâmia Bomfim 6 jun 2018, 22:19

A mobilização dos professores das escolas particulares obteve uma importante vitória nesta quarta-feira, 06/06: O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) foi obrigado a recuar e manteve a Convenção Coletiva da categoria.

​Tudo começou no início deste semestre, quando o sindicato da patronal recusou-se a assinar o acordo anual de reajuste com o sindicato dos professores (Sinpro). Além disso, os patrões queriam cortar direitos históricos conquistados pela categoria: redução do recesso escolar de 30 para 20 dias; redução de 2 para 1 no número de bolsas para filhos de professores; e exigência de um maior período de trabalho para a garantia da semestralidade (que é o direito do professor receber o equivalente a um semestre todo caso seja demitido no meio deste período). O ataque era uma consequência direta da reforma trabalhista, que prevê a prioridade do “negociado” sobre o “legislado” – ou seja, que a negociação direta entre patrão e empregado possa prevalecer sobre garantias legais estabelecidas com os sindicatos.

​Desde então, os professores realizaram grandes manifestações com milhares de pessoas expondo suas questões para a sociedade. Mais de cem escolas fizeram paralisações. Foram realizadas dezenas de aulas públicas, atividades culturais ao ar livre, debates e manifestações locais. Inúmeros textos e abaixo-assinados em apoio foram produzidos não apenas por professores, mas por pais, mães e alunos. Aliás, cabe menção especial ao papel imprescindível que os estudantes tiveram neste processo. Centenas deles compareceram aos atos com cartazes, baterias e palavras de ordem, sem falar no protagonismo que tiveram na organização das atividades de paralisação.Mais do que um importante “reforço”, esse engajamento ajudou a imprimir um caráter dinâmico, horizontal e ousado ao movimento.

​Como resultado, nesta manhã o Sieeesp, reunido em assembleia,decidiu manter os termos da convenção coletiva por mais um ano (isto é, sem mexer nos direitos citados acima), além de 2,14% de reajuste e 15% na participação dos lucros. Mais tarde, a assembleia dos professores referendou o acordo. Esta é uma importante vitória não apenas para a categoria, mas para a educação brasileira já que freia o processo de precarização da principal categoria responsável pela educação de qualidade. Mais ainda, os professores foram a primeira categoria profissional a resistir contra os ataques da reforma trabalhista, de modo que essa luta assume caráter estratégico para o conjunto da classe trabalhadora.

​Mas o espírito dos professores na assembleia não foi de acomodação. Ao contrário, celebrou-se a vitória mas apontou-se também a necessidade de seguir mobilizado não apenas para garantir a realização do acordo e para arrancar uma convenção coletiva mais favorável para o período posterior, mas para resistir aos outros ataques que a educação vem sofrendo, como a reforma do ensino médio e o projeto “escola sem partido”. Talvez a maior vitória deste processo tenha sido o avanço de consciência e organização do movimento pela educação…

​Por tudo isso, nosso mandato saúda a vitória dos professores e coloca-se novamente à disposição para ajudar no que for preciso.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão