Ahed Tamimi: “Sou uma combatente pela liberdade. Não serei a vítima”

O Governo e as autoridades israelitas “estão com medo do quão longe cheguei. Eles temem sempre a verdade, eles são os ocupantes e nós estamos sob ocupação”, destacou a jovem ativista palestina.

Esquerda.net 1 ago 2018, 16:10

Durante a entrevista conduzida por Oliver Holmes e Sufian Taha, publicada no Guardian, Ahed Tamimi afirmou que pretende estudar direito para, um dia, poder levar Israel às barras dos tribunais criminais pelas permanentes violações dos direitos dos palestinianos. A ativista de apenas 17 anos, que passou os últimos oito meses na prisão, quer que sejam restituídos ao seu país os direitos que lhe foram espoliados.

Ahed relatou como conseguiram “transformar a prisão numa escola”, permitindo-lhe dedicar-se ao estudo da legislação internacional.

“A experiência de ser presa foi muito difícil. Por mais que tente, não consigo descrevê-la”, afirmou, avançando, por outro lado, que “essa experiência agregou valor” à sua vida.

“Talvez tenha me tornado mais madura. Mais consciente”, assinalou.

Sobre o Governo e as autoridades israelitas, a jovem palestiniana frisou que “eles têm medo da verdade”.

“Se não estivessem errados, não teriam medo da verdade. A verdade assusta-os. E eu consegui divulgar essa verdade ao mundo. E, claro, estão com medo do quão longe cheguei. Eles temem sempre a verdade, eles são os ocupantes e nós estamos sob ocupação”, destaca.

Ahed sente orgulho de se ter tornado “num símbolo para a causa palestiniana”, ainda que assuma que essa é uma “grande responsabilidade”.

“Não sou a vítima da ocupação”, diz a ativista. “O judeu ou o colono que carrega uma espingarda aos 15 anos é vítima da ocupação. Eu sou capaz de distinguir entre o certo e o errado. Mas ele não. A sua visão está toldada. O seu coração está cheio de ódio e desprezo contra os palestinianos. Ele é a vítima, não eu. Eu digo sempre que sou uma combatente pela liberdade. Então, não serei a vítima”, vinca Ahed.

O irmão de Ahed de 22 anos, Wa’ed Tamimi, ainda está na prisão a aguardar sentença pelo seu envolvimento em confrontos com soldados.

Publicado originalmente no Esquerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão