30 anos da criminalização do racismo no Brasil: lutar pra avançar!

Apesar das três décadas de existência da lei e de sua importância, pouco se teve de resultado até hoje.

Adriano Mendes e Felipe Simoni 7 jan 2019, 13:47

Há 30 anos foi sancionada a Lei 7716, que define e criminaliza o racismo no Brasil. Essa lei determina a reclusão inafiançável para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Apesar das três décadas de existência e de sua importância, pouco se teve de resultado até hoje.

Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a população negra (pretos e pardos) representa 55,4% da população brasileira. Mesmo sendo a ampla maioria do povo brasileiro, com uma tendência de crescimento desde a criação de políticas afirmativas raciais no país, os dados de discriminação e desigualdade com essa parcela da população continuam sendo alarmantes.

O racismo, no nosso país, é um preconceito cravado na pele e nos fenótipos do povo negro, é institucionalizado e estrutural. Mesmo com a garantia em lei da punição para esse crime, ainda hoje os jovens negros são os “confundidos” com bandidos, são os assassinados pela polícia, são a maioria da população carcerária do nosso país. Ainda hoje os terreiros de candomblé e umbanda são destruídos e queimados. Ainda hoje tentam criminalizar a cultura negra, seja socialmente, ou até mesmo juridicamente, como é o caso do funk.

A negação do emprego pelos traços físicos, o abismo da desigualdade salarial, o índice de trabalho infantil e a quantidade de denúncias de assédio e discriminação no trabalho, escola e estabelecimentos, relacionados à raça são dados alarmantes que, mesmo com a lei de criminalização do racismo em vigor há 30 anos, continuam crescendo.

No Brasil, o racismo é velado e como, na maioria das vezes, não é um crime em flagrante, é registrada a palavra da vítima contra a palavra do agressor, e mais uma vez esse preconceito mostra sua face institucional: o agressor nunca é culpado, e o crime é sempre considerado um simples mal entendido.

A vitória da lei de combate ao racismo foi um gigantesco avanço na luta contra a discriminação, a segregação e a desigualdade racial no nosso país. Junto do Estatuto da Igualdade Racial e da Lei de cotas, foram essenciais para que hoje tenhamos uma tendência de crescimento da população negra em nosso país, da autoafirmação e do autoconhecimento.

Porém, apesar da importância das leis que criminalizam o racismo, se não houver uma real orientação para mudanças na estrutura da sociedade, só as leis nunca nos bastarão. É preciso que a legislação ande de mãos dadas com políticas públicas que incluam negras, negros, indígenas, quilombolas e outros grupos sociais em todos os espaços. Que a educação provoque esse debate nas escolas, nas universidades e em outras estruturas da sociedade.

Agora, viveremos anos de um governo declaradamente racista, que compara quilombolas a animais, que desrespeita as terras sagradas indígenas e não mede palavras para demonizar as religiões de matriz africana. É evidente que os ataques contra a população negra irá se intensificar. O governo federal, junto com vários estados, já vem intensificando a falida guerra às drogas, que na verdade é uma guerra às negras e negros. Por isso, o povo negro será parte fundamental da resistência contra Bolsonaro e seu projeto político extremamente racista, que já vem tomando forma nas instituições e na sociedade.

“Nós não combatemos o racismo com racismo. Combatemos o racismo com solidariedade. Nós não combatemos o capitalismo com o capitalismo negro. Vamos combatê-lo com o socialismo!” — Fred Hampton, vice-presidente do Partido dos Panteras Negras.

Precisamos aprofundar a fiscalização e o combate ao racismo institucional, pra que a lei de criminalização da discriminação racial seja efetiva. Mas, fundamentalmente, precisamos avançar ainda mais, romper de vez com esse sistema que nos explora como trabalhadores, mas que também nos explora pela nossa raça. Um sistema que coloca o povo negro na marginalidade política e social para se perpetuar. Nossa tarefa imediata será resistir contra os ataques de Bolsonaro e dos racistas que compõem seu projeto político. Nosso horizonte será derrubar o sistema da branquitude. Só assim seremos livres das correntes do racismo.

Queremos justiça para Marielle, para Rafael Braga e para todo o povo negro!

Artigo originalmente publicado em medium.com.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão