Daniel Bensaïd, militante e extraordinário filósofo marxista

Terceiro artigo da série de obituários sobre o pensador francês.

Arnaud Spire 22 jan 2019, 23:36

Co-fundador da LCR (Liga Comunista Revolucionária), e depois do NPA (o Novo Partido Anticapitalista), Daniel Bensaïd contribuiu, através de suas obras e de sua ação militante, para reabrir, de maneira polêmica e inovadora, uma dinâmica de protesto que desafia o desenfreado capitalismo global de hoje.

O filósofo marxista Daniel Bensaïd morreu de câncer em Paris na última terça-feira; ele tinha sessenta e quatro anos. Sua carreira filosófica se estendeu pelos séculos XX e XXI. Ele desaparece pouco depois de declarar sobre o neoliberalismo em um livro recente “O velho mundo está morrendo” (Post-capitalisme. Imaginer l’aprés. Publicação de Diable Vauvert. Novembro 2009: Post-Capitalism: What Next?). Aliás, seu pensamento teórico é um dos muito poucos a ter integrado – no que diz respeito à crise atual – o ponto de vista da práxis em sua teoria. Era perfeitamente claro para ele que o tempo lento da ecologia não é o tempo rápido da bolsa de valores (Une lente impatience: a slow impatience, abril 2004) e que a crise econômica e financeira revela uma crise histórica da lei do valor, onde o “eu” alterna com o “nós”.

“Cuidado com a repetição!” – tal deve ser a máxima do mais esclarecido dos seus discípulos. Se alguns cínicos ainda estão convencidos de que só a guerra pode pôr um fim à mais séria crise que o capitalismo já conheceu, é claro que a extrema sofisticação e dispersão das armas nucleares hoje são um impedimento suficiente para se sugerir que a saída do crise só pode ser a redistribuição global do equilíbrio de forças na guerra de classes, através de grandes eventos políticos.

Supor que é possível tanto promover o consumo quanto tornar possível um consumo de tal escala, ou reconciliar a promoção de investimento e a garantia efetiva de grandes retornos, ele disse, equivale a imaginar “um mundo tão improvável quanto um arco-íris de três cores”. A questão hoje é como podemos transcender e arrancar as relações comerciais ou de mercado junto com as categorias filosóficas que elas implicam. Por impedir a difusão e o aperfeiçoamento da inovação, a liberalização (privatização) desacredita o discurso do neoliberalismo quanto aos benefícios da competição, e desconstrói a exaltação das restrições institucionais do mercado global. O que está agora na agenda é uma mudança da própria lógica do capitalismo: “A nova sociedade deve se inventar sem nenhuma das regras pré-existentes, através da experiência prática de milhões de homens e mulheres”.

Daniel Bensaïd foi um extraordinário intelectual marxista. Ele foi um daqueles pensadores que, no final dos anos 1970, em um período em que o protesto social estava em refluxo, não renegou nem um pouco o seu compromisso político radical. Melhor ainda, suas obras e ação política contribuíram, nos últimos vinte anos, para reabrir, de maneira polêmica e inovadora, uma dinâmica de protesto que desafia o desenfreado capitalismo global de hoje. Desde então, em seu livro  Marx, o intempestivo (Fayard, 1995: Marx, the untimely thinker), ele renovou a interpretação crítica das análises históricas, econômicas e científicas de Marx.

Daniel Bensaïd era um ex-estudante da École Normale Supérieure em Saint-Cloud e tinha uma cadeira de filosofia na universidade Paris VIII; ele participou ativamente do movimento de maio de 1968 com a LCR. O NPA perde o mais arguto teórico do anti-stalinismo. É conhecido por seus livros sobre Walter Benjamin, Karl Marx e por sua análise recente do pós-modernismo em Os irredutíveis: teoremas da resistência para o tempo presente [Textuel, 2001] e Eloge de la résistance à l’air du temps (Textuel, 1999).

Daniel Bensaïd mostrou respeito pelas lições de modéstia inerentes ao ativismo considerando que a sua implicação prática é que ninguém nunca age ou pensa sozinho. Ele prontamente reconhecia que nenhum movimento político, nem mesmo o seu próprio, poderia se gabar de ser o expoente da crítica radical do capitalismo, apenas para acrescentar que “não se pode dizer, no entanto, que o pensamento crítico marxista é um campo tão cheio assim”. Com certeza, as classificações de ídolos e deuses estão em ascensão, e o sagrado está de volta com uma vingança. Mas a questão urgente, na França agora, é pensar um projeto político liberal e secular para o futuro.

Artigo originalmente publicado pelo jornal L’Humanité. Tradução de Pedro Barbosa, da Comuna (PSOL), a partir da versão disponível em marxists.org.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão