Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Deputada curda Leyla Güven entrou em coma

Deputada do HDP da Turquia está há mais de 70 dias em greve de fome.

Reprodução
Reprodução

A curda Leyla Güven é deputada do partido de esquerda pró-curdo Partido Democrático do Povo (HDP) e iniciou a greve de fome a 7 de novembro, na prisão de Diyarbakir, como forma de protesto contra o isolamento do líder curdo Abdullah Öcalan.

A deputada curda entrou em coma no 73º dia de greve de fome.

O Parti de Gauche da França divulgou um comunicado, onde denuncia que “Erdogan iniciou uma deriva repressiva sem fim, entende deixá-la morrer”. O Parti de Gauche manifestou o seu apoio à deputada e a milhares de prisioneiros políticos, enviou uma delegação à prisão de Diyarbakir e pediu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que a França que interpele a Turquia, “para que Leyla Güven tenha possibilidade de sobreviver”.

ambém o PCF denunciou o risco de vida em que está Leyla Güven e manifestou a sua solidariedade com ela. Deputadas e deputados de outros países também apelaram à solidariedade.

Neste domingo realizaram-se manifestações e concentrações de solidariedade com Leyla Guven e pelo fim do isolamento Abdullah Öcalan, em diversos países da Europa.

Uma Petição por Leyla Guven recolhe assinaturas na internet, clique aqui para subscrever.

Artigo originalmente publicado pelo Esquerda.net.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista