Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Deputada curda Leyla Güven entrou em coma

Deputada do HDP da Turquia está há mais de 70 dias em greve de fome.

Reprodução
Reprodução

A curda Leyla Güven é deputada do partido de esquerda pró-curdo Partido Democrático do Povo (HDP) e iniciou a greve de fome a 7 de novembro, na prisão de Diyarbakir, como forma de protesto contra o isolamento do líder curdo Abdullah Öcalan.

A deputada curda entrou em coma no 73º dia de greve de fome.

O Parti de Gauche da França divulgou um comunicado, onde denuncia que “Erdogan iniciou uma deriva repressiva sem fim, entende deixá-la morrer”. O Parti de Gauche manifestou o seu apoio à deputada e a milhares de prisioneiros políticos, enviou uma delegação à prisão de Diyarbakir e pediu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que a França que interpele a Turquia, “para que Leyla Güven tenha possibilidade de sobreviver”.

ambém o PCF denunciou o risco de vida em que está Leyla Güven e manifestou a sua solidariedade com ela. Deputadas e deputados de outros países também apelaram à solidariedade.

Neste domingo realizaram-se manifestações e concentrações de solidariedade com Leyla Guven e pelo fim do isolamento Abdullah Öcalan, em diversos países da Europa.

Uma Petição por Leyla Guven recolhe assinaturas na internet, clique aqui para subscrever.

Artigo originalmente publicado pelo Esquerda.net.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista