Dois passos à frente e nenhum passo atrás!

A militância do Coletivo Marxista Revolucionário Paulo Romão anuncia sua entrada no Movimento Esquerda Socialista.

Socialismo ou Barbárie!

O Coletivo Marxista Revolucionário Paulo Romão, organização sindical de camaradas que atuam basicamente no Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, SEPE/RJ e na APP/Sindicato, no núcleo de Foz do Iguaçu, ressurgiu enquanto uma corrente política sindical transitória, face ao desligamento político da Construção Socialista corrente política na qual seus militantes foram fundadores.

O CMRPR sempre teve em seu horizonte o compromisso com os objetivos imediatos e históricos dos trabalhadores e trabalhadoras. Sempre buscou a possibilidade de estar imbuído e de ser parte de uma organização internacionalista tendo como principal referência a IV Internacional fundada em 1938 por Leon Trotsky!

Ao longo do último período na militância do SEPE/RJ, estabelecemos uma relação próxima com os militantes do MES (Movimento Esquerda Socialista), organização surgida em 1999 com origens históricas no movimento marxista revolucionário no Brasil e na América Latina.

Esta aproximação na convivência prática, no dia a dia, nas tarefas políticas imediatas do sindicato, não só nos fez aumentar as relações de confiança política, mas também de referência programática junto aos camaradas do MES.

Confiança essa, que nos levou a disputar duas eleições sindicais em parceria (2014 e 2018), que nos levou a elaborar e assinar teses conjuntamente para congressos do SEPE (2017), assim como para o Congresso do PSOL/RJ em 2017, ainda como militantes e dirigentes da CS.

Desde seu ressurgimento, o CMRPR sempre teve a clareza de seu papel transitório, já que, mais do que uma corrente sindical, o período exige que os marxistas revolucionários estejam articulados em torno do método organizativo do centralismo democrático e, fundamentalmente, sob a mesma bandeira, a da IV Internacional.

O processo de unificação política com o MES, mais do que necessidade política/ideológica, é um acerto histórico. Todo debate travado no CMRPR tinha como horizonte iniciar no final de 2018 e concluir nos meados de 2019. Porém, diante do avanço da extrema direita e a eleição de um presidente protofascista na figura de Jair Bolsonaro, concluiu-se no progressivo acúmulo junto ao processo de unificação.

Isto fez com que todo o debate temporal fosse reorientado. Esse é o nosso tempo! Temos de avançar na contribuição de nossas militâncias com todas as nossas energias, nos colocando a serviço e à disposição da organização Movimento Esquerda Socialista numa incorporação dialética norteada por uma potencial intervenção qualitativa na transformação do mundo.

A classe trabalhadora e o povo necessitam de uma reorganização de seus instrumentos de luta para enfrentar o novo período. E o MES-PSOL será agora nossa ferramenta para isso!
Segundo Leon Trotsky, “o fascismo não é simplesmente um sistema de repressão, de atos de força e terror policial. O fascismo é um sistema de Estado particular, baseado na exterminação de todos os elementos de democracia operária na sociedade burguesa”.

Bolsonaro já escolheu os seus adversários! Já no seu discurso de posse na parlatório bradava em alto em bom som para os seus apoiadores: “Essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela.” Faltou muito pouco para repetir as ameaças de campanha de “fuzilar os militantes de esquerda” e “mandar os adversários para a ponta da praia”. E, fatidicamente, conclui que o povo começou a se “libertar do socialismo”.

Reflexivamente, como?

Vivemos num país periférico como o Brasil que há 500 anos o povo é vítima do capitalismo predatório, do coronelismo, do patrimonialismo, do racismo, de corrupção, de roubo de assassinatos e da exploração dos de baixo, a nossa palavra de ordem é aquela brandida por Rosa Luxemburgo “Socialismo ou Barbárie!”.

Essa é a tônica do período que se inicia o avanço da extrema direita e de seus tentáculos internacionais. Uma organização exclusivamente sindical e nacional ou regional terá imensas dificuldades de sobrevivência para combater e enfrentar o protofascismo instalado no governo federal, em governos estaduais e nos parlamentos.

Neste sentido, nesta data de 04 de janeiro de 2019, para nós que fomos ativistas do CMRPR é um momento histórico não somente de ingresso, mas de unificação política com a organização revolucionária Movimento Esquerda Socialista!

Viva as lutadoras e lutadores!
Viva o Partido Socialismo e Liberdade!
Viva o Movimento Esquerda Socialista!
Viva a Quarta Internacional!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão