Venezuela: não passarão!

Corrente interna do Novo Peru se põe contra intervenção em nosso pais vizinho.

Sumate 29 jan 2019, 17:41

Na cúpula de DAVOS que reúne a nata do poder capitalista mundial, não podia faltar o tema Venezuela. Ali, ao pé dos famosos Alpes Suíços e distantes de qualquer burburinho das ruas, os donos do mundo tomam posição sobre tudo o que possa ser relevante para a nova ordem mundal que tentam configuar em meio a uma crise econômica não solucionada. Nesse pódio, tão frio quanto distante, o governo peruano através da boca da vice-presidenta Mercedes Araoz se pronunciou em uníssono com Iván Duque e Jair Bolsonaro, ambos representantes da extrema-direita do continente. Juntos expressaram o respaldo e reconhecimento de seus governos ao auto-proclamado presidente interino da Venezuela Juan Guaidó.

Seguindo a cartilha do Grupo de Lima que atua como instrumento dos EUA na América Latina, o governo peruano deu um passo a mais no alinhamento com governos que passam longe de ser próceres da democracia, mas que em nome dela animam uma saída intervencionista e até militarista para a crise que vive a Venezuela.

O que pretende Trump, em definitivo, é impor um duro golpe ao processo bolivariano inicado por Chávez, terminando de desmontar o que resta dessa experiência e deixando uma dura lição para os povos da América Latina. No fundo, seu objetivo é tomar o controle dos recursos da região cada vez mais em disputa com o neo-imperialismo chinês.

Certamente a crise econômica, social e humanitária que obrigou mais de 3 milhões de venezuelanos a fugir de sua pátria é uma triste realidade. E também é certo que a própria ilegitimidade de Maduro está sendo questionada por setores chavistas que acusam o regime de haver violentado a Constituição Bolivariana para se afirmar no poder usurpado por uma burocracia com interesses próprios. Mas ainda se tudo isso estivesse em questão, a esquerda latino-americana não poderia deixar de ter um olhar crítico a estes processos para não repetir a experiência, para tirar conclusões sobre o que pode fazer e o que não se deve fazer.

O que nos toca agora é nos opormos a toda política intervencionista. Que o próprio povo venezuelano encontre o caminho para uma saída democrática. Que sejamos receptivos aos migrantes venezuelanos que cheguem aos nossos países fugindo da fome. Que a pressão internacional siga no sentido do diálogo para evitar um aumento da violência e o processo termine num derramamento de sangue e fogo dos protestos populares que deram um salto desde 23 de janeiro comprometendo as ações de rua nos tradicionais bastiões chavistas.

A política de Trump não fez mais do que jogar lenha na fogueira com imprevisíveis consequências para o próprio povo venezuelano cujo direito à autodeterminação deve ser respeitado a todo custo.

A ofensiva conservadora e colonialista deve ser derrotada na Venezuela e e toda América Latina.

Reprodução da tradução realizada pelo Portal da Esquerda em Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão