Irrelevante é a sua história, Ricardo Salles

Chico Mendes sempre lutou contra o avanço do agronegócio e da pecuária na Amazônia.

Amanda Dornelles e Ingrid Paranatinga 13 fev 2019, 13:34

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista ao programa Roda Viva na TV Cultura nesta segunda-feira dia 11, demonstrou completa ignorância a respeito da história do líder seringueiro Chico Mendes ao ser perguntado sobre seu conhecimento.

Nós, da Amazônia, sabemos bem quem é Chico Mendes. Nascido na cidade de Xapuri, no interior do Estado do Acre, Chico Mendes foi um seringueiro, líder sindicalista, ativista político e ambientalista, considerado referência internacional na luta em defesa da Amazônia, do meio ambiente e dos direitos dos povos da floresta.

Chico Mendes sempre lutou contra o avanço do agronegócio e da pecuária na Amazônia, auxiliou no surgimento de um projeto que levava a escola para dentro da floresta a partir de apostilas chamadas ‘porongas’. Em 1985, participou da criação do Conselho Nacional de Seringueiros, onde foi consolidada a proposta de criação de Reservas Extrativistas, onde os seringueiros teriam concessão do Estado para atuar em determinadas áreas.

Chico ficou conhecido também por organizar “empates”. O empate surgiu após o golpe militar de 1964, o governo passou a abrir estradas no meio da Amazônia sem políticas de preservação ambiental. Os empates eram táticas de enfrentamento pacífico de seringueiros que se organizavam em mutirões e levavam a família, mulheres, filhos para tentar convencer desmatadores contratados pelos grandes fazendeiros a desistirem de derrubadas de árvores.

Sabemos bem qual a figura de Ricardo Salles, que se mostra um grande ignorante sob título de MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, não conhecer a luta de Chico Mendes e não fazer um esforço de procurar saber, o chamando de “irrelevante” é não se importar com a história do Brasil, não se importar com a Amazônia, sabemos muito bem os interesses do ministro das mineradoras e de Bolsonaro com o meio ambiente: abrir terreno para o lobby ruralista e agropecuário e intensificar o desmatamento na floresta amazônica, a luta de Chico Mendes não foi em vão e em tempos sombrios do novo governo Bolsonaro que ataca diariamente os povos tradicionais, ameaçando atacar suas terras e fazer da Amazônia um grande mercado para madeireiros, fazendeiros e garimpeiros se faz necessária, e é nosso dever darmos continuidade a ela, pois não devermos permitir a entrega da Amazônia.

Viva a luta de Chico Mendes!

Chico Mendes, Vive!

Artigo originalmente publicado no site do movimento Juntos!.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão