Pelo diálogo na Venezuela e pela paz na América Latina

Para que a guerra não destrua nossa América.

Organizações de Esquerda 18 fev 2019, 20:30

Ante o aprofundamento da crise na Venezuela as organizações da esquerda latino-americana abaixo-assinantes, subscrevemos o seguinte:

– Os tambores de guerra que hoje soam em nosso continente revelam um perigoso jogo geopolítico onde o colonialismo não termina de ser superado. Como não ocorria em décadas, a possibilidade de um confronto violento na região, que se expanda desde a Venezuela para países vizinhos, é um risco latente que pode terminar com a convivência pacífica. A posição atual das potências agudiza a crise e tensiona o cenário global. Os Estados Unidos exacerbam os alinhamentos com suas ilegais sanções econômicas, rechaço ao diálogo e permanentes ameaças intervencionistas. As posturas da OEA e o Grupo de Lima não tendem pontes, mas que entrincheiram posições, desconhecendo o direito e a autodeterminação dos povos.

– Consideramos que a única via para abordar a complexa situação que prevalece na Venezuela é o diálogo, com o irrestrito respeito ao direito internacional e os direitos humanos. Devemos privilegiar a diplomacia que permita restabelecer a tranquilidade do povo venezuelano: somente assim as tensões poderão ser reduzidas e o uso da força poderá ser evitado. Isso implica no compromisso de ambas as partes de não recorrer à violência, seja por parte de atores nacionais ou internacionais. Assim mesmo, não deve ser politizada qualquer ajuda necessária, realizando-se tais esforços no marco do estabelecido pelas agências internacionais especializadas.

– Saudamos as recentes reuniões celebradas em Montevidéu, Uruguai, para apresentar tanto um Mecanismo de acordo como um Grupo de contato internacional. Somente os que querem um cenário de guerra na Venezuela pode negar a importância de ambos os processos e sua complementariedade. É o marco destes encontros que deve se dialogar e se negociar os diversos elementos da crise, incluindo seus aspectos políticos e humanitários.

– Defendemos que, no marco do diálogo e das propostas de Montevidéu, se incentive não só a participação de grupos políticos e da comunidade internacional, mas também a da sociedade organizada. As organizações populares, movimentos sociais e defensores dos direitos humanos, tanto da Venezuela como da região, têm um papel a cumprir, construindo a confiança entre os atores políticos e auspiciando a paz na terra de Bolívar.

Temos o desafio geracional de romper os ciclos de conflitos armados internos e intervenções imperialistas. Ao povo venezuelano dizemos que nunca estaremos a favor do autoritarismo ou pela intervenção militar; pelo contrário, sempre podem contar conosco para ajudar em saídas pacíficas e no diálogo.

Convidamos as esquerdas do continente e as forças progressistas a se manifestar e se mobilizar ativamente em prol da paz na Venezuela. Não deixamos que a guerra destrua nossa América.

15 de fevereiro de 2019

PARTIDO COMUNES (Chile)

MOVIMENTO AUTONOMISTA (Chile)

MOVIMENTO REVOLUCIÓN CIUDADANA (Equador)

MOVIMENTO NUEVO PERÚ (Peru)

MOVIMENTO ESQUERDA SOCIALISTA – PSOL (Brasil)

FUERZA COMÚN – (Colômbia)

PODER E UNIDAD – (Colômbia)

POLO DEMOCRÁTICO – (Colômbia)

Reprodução da versão publicada pelo Portal da Esquerda em Movimento.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão