Declaração da IV Internacional sobre censura na Venezuela

Declaração da IV Internacional sobre censura na Venezuela

Declaração ao site popular aporrea.org.

Bureau da Quarta Internacional 5 abr 2019, 16:19

A provada unanimemente por dezenas de partidos revolucionários de todo o mundo

IV Internacional emite “Declaração sobre a censura na Venezuela ao popular site aporrea.org”

No dia 5 de março, em reunião do Comitê Executivo Internacional ampliado, realizada em Amsterdã, a IV Internacional aprovou uma “Declaração sobre a censura na Venezuela ao popular site aporrea.org”. A Quarta Internacional está constituída por dezenas de partidos e tendências revolucionárias de todo o mundo.

Na reunião esteve presente, na qualidade de observador convidado, o cofundador do Aporrea.org, Gonzalo Gómez, quem compartilhou este espaço com delegados e delegadas de países da Europa, do norte da África, da Ásia, da Oceania (Austrália) e do continente americano (vários países latino-americanos e Estados Unidos)

A IV Internacional também aprovou uma declaração contra a ameaça intervencionista à Venezuela.

A solicitação de desbloqueio do acesso à Aporrea na Venezuela irá seguida de uma campanha internacional de solidariedade com esta página web de comunicação popular-alternativa e com seus milhares de usuários e autores de artigos de opinião.

Reproduzimos continuação do conteúdo da declaração em apoio à aporrea.org, adotada por unanimidade:

Desde o último 12 de fevereiro, o site de notícias e debates popular aporrea.org se encontra bloqueado para acesso dentro da Venezuela pela empresa estatal CANTV-Movilnet

Aporrea é um dos meios de comunicação mais ativos à serviço das lutas do povo da Venezuela, com notícias e artigos de opinião dos movimentos sociais e do ativismo, e utilizado por uma diversidade de organizações e correntes da revolução bolivariana.

Considerando muito especialmente que, no atual momento, aporrea é um dos meios em que se expressa a campanha contra a intervenção imperialista ao país, a IV Internacional entende como fundamental o encerramento desse bloqueio e o restabelecimento do acesso à página web. Nestes momentos, mais que nunca, o pleno direito democrático de expressão e acesso à informações e opiniões pelos milhares de usuários do aporrea constitui em uma ferramenta imprescindível de sustento à luta antiimperialista.

Assim, a IV Internacional chama a todas as organizações de esquerda, democráticas e antiimperialistas a somarem-se a uma campanha internacional pelo fim do bloqueio de Estado à aporrea.org, dirigindo cartas e e-mails ao Ministério do PP para a Comunicação e Informação @Mippcivzla @DESPACHOMIPPCI

CANTV @ContactoCantv

CANTV @ContactoCantv

CONATEL @conatel

CONATEL @conatel

Nicolás Maduro, Presidencia de la República Bolivariana de Venezuela @NicolasMaduro @DPresidencia

Nicolás Maduro, Presidência da República Bolivariana da Venezuela @NicolasMaduro @DPresidencia

Con copia para: Ministerio del Poder Popular para las Relaciones Exteriores @CancilleriaVE

Com cópia para: Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores @CancilleriaVE

Reprodução da tradução do do Portal da Esquerda em Movimento.

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
O MES completa 20 anos. A edição n. 14-15 da Revista Movimento é dedicada por completo ao importante evento que marca duas décadas de nossa história. Apesar de jovens, podemos dizer que poucas organizações na história política da esquerda brasileira alcançaram essa marca com tamanho vigor. Longe de autoproclamação, desejamos transformar nossos êxitos em força social e militante para novos e amplos impulsos. Ainda não cumprimos uma maratona, mas nossa história sem dúvida deixou para trás a visão de curto prazo, que alguns adversários nos chegaram a prognosticar. Diante das muitas provas, vitórias e algumas derrotas, podemos celebrar e somar forças para enfrentar as tarefas imediatas: derrotar a tentação autoritária de Bolsonaro e avançar na construção de uma alternativa socialista.