Mina de carvão: perigo à vista

Projeto quer instalar mina a céu aberto próxima a parque estadual.

Luciana Genro 2 abr 2019, 14:56

Uma mina de carvão a céu aberto a 535 metros do Parque Estadual Delta do Jacuí e a 240 metros de uma área de preservação ambiental. Este é o projeto que a Copelmi está tentando viabilizar junto à FEPAM. Um complexo de 4.373 hectares, o que que equivale a 6.124 campos de futebol. Será a maior mina de carvão do Brasil. Se autorizada, ela vai operar por 23 anos, produzindo uma quantidade assustadora de resíduos na beira do rio Jacuí, que é responsável 84,6% do volume de água do nosso Guaíba. Além do risco ambiental o projeto vai desalojar 282 pessoas, entre moradores do loteamento Guaíba City e de um assentamento que é o segundo maior produtor de arroz orgânico do Brasil.

A própria promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Ana Marchesan, afirmou que a mina é um empreendimento de alto impacto ambiental pois afeta cursos de água, vegetações e habitações. Todos os municípios banhados pelo delta do Jacuí estarão sujeitos a esse impacto, principalmente Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Charqueadas e Nova Santa Rita. Mas, estranhamente, a única audiência pública para debater o projeto foi convocada na cidade Charqueadas. Em nenhuma outra cidade há previsão de realização de audiência pública muito embora a água da nossa capital pode vir a ser afetada. Mais de 80% do volume de água do Guaíba vem do Jacuí, um colapso dessa mina poderia poluir toda a região do Delta do Jacuí, inviabilizando o fornecimento de água para toda a Região Metropolitana e cidades do entorno.

Temos a certeza de que esse tema precisa ser cuidadosamente analisado. Diversas irregularidades e problemas estão sendo identificados no estudo de impacto ambiental por isso queremos ampliar o debate. Em Porto Alegre, o vereador Roberto Robaina, que é o líder da oposição, está capitaneando esse processo. Os vereadores estão solicitando que haja uma audiência também em Porto Alegre para debater o tema, a fim de que a Capital se aproprie de toda essa problemática.

Eu e o deputado Edegar Pretto pedimos a suspensão do processo de licenciamento ambiental ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. Nos reunimos com representantes do assentamento que produz arroz orgânico, e solicitamos à Comissão de Saúde e Meio Ambiente, juntamente com outros deputados que também se somaram à iniciativa, que se debata o assunto nessa comissão.

Artigo originalmente publicado no portal Sul21.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão