Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Crítica do primeiro álbum de Chico Buarque

Em homenagem à obtenção de seu Prêmio Camões, relembramos crítica de "Chico Buarque de Hollanda".

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CHICO BUARQUE DE HOLLANDA – “A Banda”, “Tem mais samba”, “A Rita”, “Ela e Sua Janela”, “Madalena Foi Pro Mar”, “Pedro Pedreiro”, “Amanhã, Ninguém Sabe”, “Você Não Ouviu”, “Juca”, “Olê Olá”, “Meu Refrão”, “Sonho de Carnaval”.

Alguém já deve ter dito, mas nós fazemos questão de reiterar: a afirmação do talento de Chico Buarque de Holanda foi sem a menor dúvida, o que houve de mais explosivo, mais vulcânico, mais avassalador em matéria de música popular brasileira na atual temporada. Nunca houve outro artista que alcançasse a glória, o sucesso federal em tão pouco tempo.

Trata-se realmente de algo fenomenal, inédito, assombroso. E num ano em que a boçalidade, e embrutecimento, a insensibilidade, a ganância desenfreada e a negação quase total do que conhecemos como cultura musical constituíram nuvens negras e ameaçadoras no panorama artístico, o estouro de Chico Buarque – que traduz um verdadeiro reencontro da nossa música popular com o que ela possui de mais autêntico e representativo – assumiu proporções de uma legítima salvação da lavoura. A nossa música popular – acossada, fustigada, coagida pelo iê-iê-iê boçal, híbrido e primário – precisava de Chico Buarque como um náufrago clama por uma boia e um moribundo por uma transfusão.

Em Chico Buarque encontramos tudo que a nossa música popular sempre possuiu de melhor, de mais significativo, de mais puro e de mais valioso. Lá está revitalizada e mais otimista a filosofia de um Noel, lá está a riqueza melódica de um Vadico, lá está o balanço de um Janet de Almeida, um Vassourinha, um Ciro, e um Mário Reis devidamente atualizado pela batida moderna de Toquinho e lá estão orquestrações geniais como as de “Olê Olá”, “Você Não Ouviu”, “Pedro Pedreiro” e “Sonho de Um Carnaval”, brilhantes em sua contribuição no plano harmônico e ao mesmo tempo brasileiríssimo na concepção. Qual será o maior em Chico Buarque – o letrista ou o compositor? Muitos acham o letrista. Somos de opinião que ambos se equivalem, se nivelam. A mesma dose de talento foi dada a um e a outro. E em matéria de compositor que diz as suas músicas, há muito tempo que não ouvimos um que o fizesse com tal espontaneidade, abandono e simplicidade.

Repetimos: a música popular brasileira se reencontrou com Chico Buarque de Holanda. E este LP é o atestado desse histórico reencontro. Um disco perfeito. O maior disco de música popular brasileira em 1966.

Cotação: 5 estrelas.  

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Neste mês de março, preparamos uma nova edição da Revista Movimento, dedicada especialmente para a reflexão e elaboração política sobre a luta das mulheres. Selecionamos um conjunto de materiais - artigos teóricos, textos políticos, documentos e uma especial entrevista - com o intuito de aprofundar o esforço consciente demonstrado por nossa organização nos últimos anos em avançar na compreensão sobre o tipo de feminismo que defendemos, bem como sobre o papel essencial e a importância estratégica que a luta feminista tem para a construção de um projeto anticapitalista. Um desafio exigido pela atual conjuntura, marcada pela ascensão de governos de extrema-direita no mundo, na qual o movimento feminista tem se apresentado como contraponto e trincheira de resistência fundamental. Por isso, esta edição pretende, antes de mais nada, auxiliar e fortalecer nossas intervenções feministas nesse momento, a começar por duas datas muito significativas que inauguram este mês: o 8 e o 14 de março, dia em que se completará um ano do brutal assassinato de nossa companheira Marielle Franco. Esperamos que seja proveitoso e sirva como instrumento para as nossas batalhas. Boa leitura!

Solzinho

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