Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Queremos revogar os cortes na educação

Deputada federal Fernanda Melchionna apresenta PEC para impedir cortes como os que ameaçam a produção científica.

A deputada Sâmia Bomfim não está medindo esforços para lutar contra os cortes na educação. Ela é coautora – junto com David Miranda e o Coletivo Juntos – de um projeto da deputada Fernanda Melchionna para proibir alterações no orçamento na área da Educação.

A ideia é protocolar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclua o parágrafo 19 no artigo 166 da Constituição Federal e torne obrigatória a execução da programação orçamentária do ano para a área. A iniciativa já tem o apoio de 115 parlamentares. São necessárias 171 assinaturas para a proposta seguir adiante na Câmara dos Deputados.

Além disso, Sâmia lançou um abaixo-assinado para que todos os cidadãos brasileiros demonstrem que não concordam com os cortes na Pasta. Para ter uma ideia do absurdo, as universidades federais já estão com as verbas bloqueadas e a CAPES anunciou o fim das bolsas de pesquisa de várias modalidades.

Só que, desta vez, Bolsonaro e sua trupe vão se dar mal. O levante dos livros já começou e as manifestações a favor das universidades e dos institutos federais estão tomando o país.

É urgente barrar esse retrocesso! Vamos às ruas no dia 15 de maio no grande dia de mobilização em defesa da educação.

Artigo originalmente publicado no site de Sâmia Bomfim.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista