Bolsonaro libera mais veneno no mercado brasileiro

Em apenas seis meses de governo, 290 substâncias foram permitidas para uso.

Equipe Sâmia Bomfim 31 jul 2019, 15:16

As políticas ambiental e agrícola do governo Bolsonaro são desastrosas, cruéis e constrangedoras. A barbaridade mais recente desse desgoverno foi a liberação de mais 51 tipos de agrotóxicos no mercado brasileiro.

É importante ressaltar que Bolsonaro está liberando pesticidas em tempo recorde. Um estudo feito pelo Greenpeace mostra que 290 substâncias foram permitidas para uso desde o começo do governo, portanto, 6 meses. É mais do que um veneno por dia! Ainda de acordo com o levantamento: no primeiro semestre de 2018, foram liberados 229 produtos; já no primeiro semestre de 2017 foram 195 produtos. O volume, que já era alto, deveria diminuir, não o contrário.

Para se ter uma ideia da gravidade, pelo menos 32% dos pesticidas liberados por Bolsonaro são proibidos em toda a União Europeia. Afinal de contas, isso tem um impacto no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Só para ficar em um exemplo: o veneno sulfoxaflor, liberado pelo presidente, foi responsável por exterminar mais de meio bilhão de abelhas, num teste realizado em quatro estados brasileiros, entre os meses de janeiro e março.

Mas Bolsonaro não está nem aí para dados. A outra irresponsabilidade mais recente do presidente, para dizer o mínimo, foi exigir que os dados sobre o desmatamento no Brasil passem primeiro por ele, antes de serem divulgados, desrespeitando todo o trabalho do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Bolsonaro não conhece o Brasil e não faz questão de se debruçar sobre os reais problemas da sociedade a fim de dialogar e buscar saídas. Sua motivação é servir ao mercado financeiro, atuando como um fantoche das grandes corporações.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão