Future-se: opção pela destruição da universidade pública e gratuita

Uma análise do programa “Future-se”, anunciado pelo governo Bolsonaro, para as universidades federais.

Edma Moreira e Rigler Aragão 18 jul 2019, 15:00

Desde a semana passada o governo Bolsonaro anunciava o lançamento de um programa de reestruturação para as universidades federais. Não era de se esperar boas ações depois do corte de verba de 30% das universidades e institutos federais. O programa FUTURE-SE está no conjunto dos planos de privatização de todos os setores do Estado e, agora, novamente a educação está em foco de mais um ataque.

O programa FUTURE-SE, apresentado pelo Ministro da Educação, Abraham Weitraub, na forma de uma palestra de consultoria para o mercado empresarial, está longe de ser um programa sério e responsável para a expansão e consolidação da Educação brasileira e das Instituições Federais de Ensino Superior( IFES), ou seja, está longe de ser uma proposta para um país melhor com educação para todos. O ponto central da proposta é manter as IFES a serviço do capital privado, deixá-las submissas aos interesses do mercado como uma mercadoria, cujo fim égerar lucro.

Esse propósito do governo com o FUTURE-SE está claro,quando se apresenta que o objetivo será a criação de um fundo a partir de recursos público que poderá emitir ações no mercado financeiro, utilizando para isso o patrimônio da união para a especulação imobiliária. Esse objetivo se fortalece quando a proposta afirma que será realizada a contratação de organizações sociais de direito privado (OS) para assumir parte da gestão acadêmica. Fica evidente que o programa destruirá, de vez, a autonomia das instituições universitárias.

A sociedade brasileira tem sofrido com as experiências municipais de gestão das OS no setor da saúde, onde aterceirização dos serviços e da gestão ampliou a precarização dos profissionais de saúde e aprofundou o caos na saúde pública. Vários casos de corrupção e tráfico de influência envolvendo a gestão das OS, na saúde, tem sido noticiado.

Este programa acaba com a carreira docente tal como conhecemos hoje, vinculada ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável sob o regime de dedicação exclusiva. A tempos, a carreira docente vem sofrendo uma profunda desvalorização causada pelo produtivismo, intensificação do trabalho e precarização, que tem promovido o aumento do adoecimento de professores e professoras. Isso se aprofundará, pois, o governo quer mudar a forma de contratação de professores, não realizará mais concurso público, delegando às OS a seleção e a contratação de docentes. Essa forma de gestão da OS pouco considerará a qualidade do ensino e a saúde do professor, pois estará voltada para o produtivismo.

A autonomia financeira proposta pelo Ministério da Educação (MEC) é para acabar com a autonomia didático-científica das IFES. Porque e como? A proposta prioriza a venda de produtos e serviços ao mercado para arrecadar recursos, colocando os valores fundantes das universidades o ensino, a pesquisa e a extensãosubmetidos ao interesse privado, do mercado. Noprograma, por exemplo, a extensão universitária que na Constituição Federal (CF) é indissociável do ensino e da pesquisa, ficou relegada a prestação de serviços para obter receita ou ação cultural. Assim, as demandas sociais da comunidade estarão em secundo plano, cabendo asempresas determinar as diretrizes e o plano estratégico que as IFES deveram seguir.

O  FUTURE-SE se apresenta com um discurso de planonovo e inovador para a melhoria da educação superior, mas o que está em jogo é o aprofundamento neoliberal mais agressivo no setor da educação superior. Algumas ações já são implementadas nas IFES e em outras esferas públicas, as quais se tornaram mais burocráticas, autoritárias e precarizadas. Essas ações podem ser referidas como práticas de desmonte da educação pública e gratuita. A educação deixa de ser um direito social!Torna-se um negócio para o lucro privado!  

Além disso há muita coisa obscura, não esclarecida pelo governo. Há dúvidas sobre a sua implementação, pois algumas ações e ideias chocam-se com a legislação vigente, demonstrando total desconhecimento do que é uma Instituição de ensino, desconsidera a diversidade e especificidade das IFES nas diferentes regiões, homogeneizando o ensino nacional como se o Brasil fosse igual do Norte ao Sul. Com o anuncio do FUTURE-SE, o governo demonstra, por um lado pouco conhecimento sobre o processo histórico e social das lutas por educação, por outro, não conhecer o país que governa. 

É um programa que pretende ser implantado de cima para baixo, sem diálogo nenhum com os estudantes, técnicos e docentes, e muito menos a comunidade. A consequência desse modelo será exclusão de grupos sociaishistoricamente marginalizados (negros, indígenas, quilombolas e LGBT) e que, nos últimos anos, começaram a ocupar as salas de aula das IFES.

Com os cortes no orçamento da educação a situação das IFES é mais dramática, o que tem levado vários reitores aanunciar que não conseguiram pagar a conta de água, energia e serviços de limpeza e segurança. A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), por exemplo, teve sua energia cortada semana passada deixando bem claro que o risco de paralisação das atividades acadêmicas é real. Esse é o quadro de um governo sem compromisso social e visão de soberania, pois ao optar por não investir em educação, ele assume que, nossa nação será,eternamente, dependente das potencias mundiais. 

O FUTURE-SE é um grande passo em direção ao retrocesso do Brasil!  Será preciso mais unidade e vigor dos movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda. O dia 13 de agosto está sendo convocado como greve nacional da educação, e precisa ser combinada com a luta contra a reforma da previdência, apesar de ter sido aprovado em primeiro turno na câmara a batalha continua. É urgente e necessário potencializar a mobilização em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.  

Contra o fim da educação como um direito social garantido constitucionalmente e da previdência social! As ruas são o melhor campo de enfrentamento aos ataques aos nossos direitos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão