Sobre a luta dos professores do Paraná

Continuemos firmes e fortes na luta, pois teremos que nos levantar muitas vezes ainda em defesa de nossos direitos e da educação pública.

Silvio Júnior 14 jul 2019, 16:31

Bom dia a quem é de luta!

Ontem não tive como escrever sobre o fim da greve, pois para não ficar tanto tempo longe da Lavínia, depois de 2 idas à Curitiba em 2 semanas, entre elas a ocupação da ALEP, e de muitas atividades aqui em Foz e região, resolvi levá-la comigo para a assembleia estadual da APP. Espero que desde pequena ela compreenda a importância da luta coletiva.

Embora não tenha ficado contente com a forma com que mais um vez encerramos uma greve, sem amarrar muitos pontos importantes e tbm pelo desrespeito com que fomos tratados pelo governador durante todo o processo, não podemos deixar de considerar alguns avanços: a retirada do PLC 04/2019, o pagamento do mínimo regional e reajuste do auxílio transporte e alimentação para os Agentes Educacionais I, que lutaram bravamente nessa greve, e a manutenção da eleição de diretores de escola como é atualmente. Parece pouco pelo tamanho de nossa luta, principalmente porque não conseguimos a data-base para esse ano, nem derrubar a prova para o PSS. Entretanto, se não fosse a greve não teríamos conseguido nem esse mínimo. Outro ganho importante dessa greve é a capacidade de organização e luta de nossa categoria. Quem diria que diante dessa conjuntura nacional e estadual tão avessa aos trabalhadores, depois de todos os ataques que sofremos do governo Beto Richa nos levantariamos tão bravamente em uma greve no primeiro semestre do governo Ratinho?

Saímos sim vitoriosos dessa greve, demos nosso recado ao governo Ratinho e ao Secretário de Educação Renato Feder.

Continuemos firmes e fortes na luta, pois teremos de se levantar muitas vezes ainda em defesa de nossos direitos e da educação pública.

Por fim quero parabenizar os educadores e educadoras de Foz do Iguaçu e região que deram exemplo de resistência nessa greve. Mantemos o acampamento da greve na Praça da Paz, visitamos escolas, fizemos atos regionais, fomos às Câmaras de vereadores, fomos a Curitiba 3 vezes, ocupamos a ALEP e tínhamos disposição para permanecer na greve. Tenho muito orgulho de cada companheiro e companheira que esteve lado a lado nessa luta.

Seguimos firmes e fortes!

Só a luta muda a vida!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão