Bolsonaro entrega aos patrões a MP da “liberdade” da superexploração

MP 881: Bolsonaro oferece “liberdade” para os patrões esfolarem os trabalhadores.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 19 ago 2019, 17:54

A semana passada foi marcada pela aprovação na Câmara da Medida Provisória 881, chamada por seus defensores de “MP da Liberdade Econômica”. Seu objetivo é promover mais uma rodada de retirada de direitos dos trabalhadores, acabando, por exemplo, com o descanso semanal aos domingos. Após a aprovação da reforma da previdência, os deputados novamente votam uma medida contra os trabalhadores e o povo, e o governo Bolsonaro comemora a tramitação de mais uma medida de cunho autoritário e neoliberal.

Se, na esfera econômica, Bolsonaro consegue ir passando parte de sua agenda, no terreno político, o quadro é mais contraditório, com muitas frentes de conflito abertas. Seja com o descontentamento de servidores da Polícia Federal e da Receita Federal – contra a ingerência direta do governo para controlar investigações como as que pesavam contra Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz –, seja com as dificuldades para aprovar o nome de seu filho Eduardo como embaixador em Washington, Bolsonaro vê o descontentamento popular aumentar e sua popularidade derreter lentamente.

A resistência contra a aprovação da MP 881 foi mínima. A obstrução dos parlamentares e algumas vozes críticas na Justiça do Trabalho resumiram o enfrentamento que a MP 881 sofreu. As direções das grandes centrais e das forças majoritárias do movimento sindical seguem sem dar uma resposta à altura. Contudo, a semana marcou uma retomada de outras importantes lutas: a forte marcha das mulheres indígenas; a Marcha das Margaridas, que levou dezenas de milhares mulheres camponesas à Esplanada dos Ministérios; e a volta do movimento estudantil, ainda que não tenha transbordado como em maio, que fez um belo dia de lutas em 13 de agosto.

No entanto, enquanto a polarização se amplia, Bolsonaro e os patrões não têm nenhum pudor de seguir sua guerra social contra o povo brasileiro.

Uma lei contra os trabalhadores

Sob a bandeira da desburocratização, a MP 881 – válida até o dia 27 de agosto, data-limite para ser aprovada no Senado – foi levada adiante como centro da agenda neoliberal. O relator da proposta votada, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), explicitamente afirmou tratar-se de uma medida a favor dos empresários, reunindo em seu apoio diversas agremiações patronais. Por trás do apelo da “desburocratização” e “facilitação dos negócios”, no entanto, está uma minirreforma trabalhista, que complementa a aprovada durante o governo Temer.

O mais grave é a retirada do direito à folga nos domingos. Atualmente, a CLT garante esse direto com a exceção de trabalhos que tenham uma condição especial (como trabalhos de urgência como hospitais ou de utilidade pública). A lei retira esse importante direito conquistado a duras penas. Agora, bancários, professores, químicos, trabalhadores do telemarketing, entre tantos outros, podem ser obrigados a trabalhar aos domingos sem receber horas extras. Um roubo descarado do descanso de domingo dos trabalhadores brasileiros.

Outra medida que “moderniza” as relações dentro dos locais de trabalho foi a retirada da exigência do ponto para empresas com menos de 20 funcionários. Isto, na prática, dá mais “liberdade” para os patrões desregulamentarem a anotação das horas extras, constrangendo os trabalhadores a ampliar suas jornadas de trabalho sem receber pelo trabalho adicional: uma verdadeira expropriação, um roubo, do tempo de descanso dos trabalhadores.

Também em outras determinações da MP, como a emissão de novas carteiras de trabalho para menores de idade, os itens vendidos como “desburocratização” são, na verdade, medidas que atacam mais a classe trabalhadora, ampliando sua vulnerabilidade e exploração pelos empregadores. A nova lei também prevê uma forma de dificultar a fiscalização, reduzindo a penalização das empresas que infringem as leis do trabalho.

Liberdade” para os grandes patrões e autoritarismo contra o povo

Os patrões aproveitam a suposta confusão do governo para resolver suas contradições. Na verdade, abrem perigosas portas para que Bolsonaro possa seguir em sua escalada autoritária. Todos os índices econômicos demonstram que a recessão deve ser uma realidade, senão nesse semestre, já no próximo. O próprio governo tem que admitir que “não há dinheiro” quando trata de orçamento. O dólar subiu aos seus maiores patamares nos últimos meses, levando o próprio Banco Central a intervir para evitar um descontrole. A crise internacional ameaça a espiral de crises no Brasil.

O projeto de Bolsonaro e de Guedes está sustentado na crença de setores como os grandes banqueiros e rentistas, que hegemonizam a política econômica do governo, e a maior parte do agrenegócio, como declarou recentemente Roberto Rodrigues, expoente do setor e ex-ministro do período lulista. Os bilionários ainda apostam suas fichas em Guedes e Bolsonaro.

Enquanto isso, no andar de baixo, a combinação entre neoliberalismo e autoritarismo castiga o conjunto da classe trabalhadora. A falsa notícia da oferta de empregos em Niterói arrastou milhares para uma fila, na qual desespero e raiva se misturavam, compondo um retrato trágico do mundo do trabalho no país. A juventude precarizada cada vez mais forma seus batalhões, em péssimas condições de trabalho, como os entregadores de aplicativos como Rappi, Ifood e Ubereats.

Além de neoliberal, o traço fundante de Bolsonaro é seu autoritarismo. Diariamente, suas afirmações buscam esgarçar os limites das liberdades democráticas. As consequências são visíveis no aumento da deflorestação e dos incêndios, que se espalham de forma alarmante pelo país. A violência contra populações indígenas e contra os trabalhadores rurais também é estimulada pelas declarações de Bolsonaro e de seus ministros. O aumento da exploração do trabalho e o enfraquecimento dos sindicatos terão sua contrapartida no fortalecimento de patrões e chefias pela desregulamentação do trabalho e pela pressão que o desemprego exerce sobre os trabalhadores.

É preciso enfrentar o projeto global do governo

Aos poucos, revela-se para o povo brasileiro o que significa o governo Bolsonaro: empobrecimento, autoritarismo, concentração de renda e entrega das riquezas nacionais. A insatisfação crescente precisa encontrar um veículo de expressão social, nas ruas, como já começam a mostrar as manifestações de mulheres, quilombolas, indígenas, trabalhadores da educação e estudantes.

É fundamental, também, oferecer uma expressão política de combate ao autoritarismo e ao neoliberalismo de Bolsonaro. A Argentina é um exemplo da falência do modelo econômico celebrado por Guedes e pelos comentaristas econômicos a serviço dos banqueiros e especuladores. O governo Macri foi castigado pela raiva social na eleição prévia de agosto, apesar de toda a chantagem do FMI, dos bancos e agências de classificação.

Para isso, é preciso entrar no debate econômico e formular uma alternativa aos ataques ao povo e ao desmanche do Brasil. Diante do autoritarismo e do neoliberalismo de Bolsonaro e Guedes, é preciso afirmar as liberdades democráticas e exigir a taxação dos milionários e bilionários, suas fortunas, rendas, lucros e dividendos, para gerar empregos e defender os direitos do povo brasileiro. Este é o papel que o PSOL deve cumprir nas lutas e em sua ação parlamentar.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão