Quem teme o conhecimento crítico?

Sobre os ataques à Educação no país.

Iago Chaves e Isaque Castella 16 ago 2019, 15:14

Durante uma palestra na década de 1970, o filósofo da desconstrução, Jacques Derrida, levantou uma importante reflexão acerca de um mito, associado ao fenômeno do ensino, persistente até os nossos dias. Trata-se da suposta possibilidade de os mestres apagarem a si próprios enquanto porta-vozes dos conteúdos que lecionam. Muitas vezes, os professores são convocados à prática do ato de ensino como se tábulas rasas fossem, permitindo estas que a disciplina “fale por si própria”, em sua “pureza”.

Ocorre que, na verdade, a riqueza das experiências envolvendo docentes e estudantes reside, ao contrário, na marca, isto é, na assinatura que o educador imprime à sua atividade. E é por isso que guardamos conosco as singularidades de cada um de nossos mestres, que impactam nossas vivências de formas únicas. A educação não é equivalente a um depósito bancário, metáfora da qual Paulo Freire (considerado inominável em nossos abomináveis dias) se servia para indicar que há algo a mais em jogo no processo educacional. Educação é conscientização e testemunho de vida; é reconhecer o chão que se pisa, e nesse sentido é inseparável das relações que se estabelecem entre os indivíduos em dado momento histórico e lugar. A inexistência de neutralidade, atrelada à perspectiva hermenêutica em torno das bagagens que todos trazem à cena interpretativa, talvez seja o que se encontra justamente no cerne de tudo isso. 

Desse modo, os grandes questionamentos hoje trazidos à tona por aqueles que buscam estabelecer a verdadeira “caça às bruxas” contra a academia e os professores estão postos em tal lugar, a saber, o da reafirmação, atendendo a determinados projetos ideológicos, do mito do conhecimento puro, à medida em que este é conveniente. Infelizmente, a realidade encontra-se repleta dos exemplos contemporâneos de perseguição e censura aos que até então poderiam ser considerados enquanto mediadores, por excelência, do conhecimento científico.

O mais recente caso envolve a realização do Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia, promovido já há alguns anos pela Rede Internacional para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano. Os termos do parecer emitido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao MEC (Ministério da Educação), para indeferir o financiamento solicitado para o referido evento são absolutamente questionáveis.

Conforme consta de nota de repúdio divulgada pela Rede (https://constitucionalismodemocratico.direito.ufg.br/n/119053-nota-de-repudio-a-censura-atinge-as-agencias-de-fomento), foi apresentada a seguinte justificativa: “Organizadores e Palestrantes de elevada relevância para a comunidade de militância política na área do direito. O aspecto negativo é a necessidade de recorrer aos cofres públicos para a realização de congresso que não apenas voltado à construção científica, mas também à crítica política. A CAPES não pode destinar verbas públicas para eventos, publicações ou formação de cunho político ou partidário.” 

​O que se percebe é a velha tática de apelo ao elemento mitológico do conhecimento neutro ou puro, quando, no fundo, o que as autoridades educacionais propagam nada mais é do que uma fundamentação completamente ideológica e política, desprovida de qualquer fundamento de caráter técnico-científico. Busca-se, demagogicamente, a repressão de uma ideologização camuflada em meio a fala dos próprios repressores.

​Além de violar, sob uma perspectiva jurídico-normativa, um fundamento basilar do Estado de direito brasileiro, a saber, o pluralismo político-ideológico (ou seja, de ideias, correntes de pensamento) e direitos fundamentais como a liberdade de pensamento e de expressão, o posicionamento da CAPES escancara a natureza autoritária que o governo de ocasião tenta esconder a partir de justificativas econômico-orçamentárias. Assim ocorreu quando três universidades federais foram ameaçadas com cortes por serem consideradas espaços de “balbúrdia”. 

A antiga tentativa de “quebra da política” como elemento “sujo”, revela uma das maiores fraquezas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) e das elites políticas e econômicas no Brasil: a ausência de qualquer projeto nacional, de qualquer base de pensamento minimamente séria que sustente uma ideia de país. Elemento importante de se colocar na discussão porque no capitalismo a própria educação é voltada para a reprodução das condições atuais de vida e internalização da legitimidade do sistema que explora o trabalhador como mercadoria. Ora, se o governo necessita utilizar a força da censura para barrar um processo que já é altamente controlado, então precisamos admitir que seus membros não têm nada a dizer. 

A condição em que é preciso utilizar de uma força extrema em face de qualquer sinal de ameaça à hegemonia lembra a do pai que só consegue “educar” seus filhos com base na força, no castigo, no constrangimento. Há algo de impotente e até mesmo de ridículo na autoridade que não se baseia em nada, no vácuo sobre o qual a violência se encaixa. Ridículo que Bolsonaro faz questão de sempre repetir e fazer circular, não como cortina de fumaça, mas como método para exercício da força.  

Mas da mesma forma como o “filho” representa para o pai o lugar do inaceitável, que deve ser corrigido, censurado, reduzido aos claros limites da tradição, cabe situar o que só pode ser uma impossibilidade, o que não pode aparecer de modo algum frente ao tirano. Nessa lógica, a educação, como espaço de desenvolvimento do pensamento e produção científica, é a contraditória filha que o capitalismo produz quando permite que os explorados e oprimidos tenham contato com a possibilidade emancipatória do conhecimento. 

Tal é o lugar que os educadores – rebeldes que ousam pensar o que não se pode, lembrar o que está fora das possibilidades imediatas –  precisam assumir, não apenas como representantes do pensamento e da intelectualidade formal, mas como forças reais de mutação do organismo social. É hora de rechaçar a ideia de que os intelectuais não têm relevância social para que possamos ter a emancipação humana como bandeira fundamental contra um governo obscurantista e violento. 

Se o tirano pai Bolsonaro ataca as universidades e, especificamente, os intelectuais, “militantes políticos do direito”, cabe lembrá-lo que “filho teu não foge à luta” e que a educação é capaz de desconstruir qualquer mito!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão