Conheça 5 serviços essenciais que podem ser afetados pelo fechamento do IMESF

A pressa do prefeito Marchezan em substituir o Imesf por empresas terceirizadas faz parte da mesma lógica neoliberal.

Equipe Fernanda Melchionna 25 set 2019, 14:46

O governo de Marchezan sequer esperou ser notificado da decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucional o Instituto Municipal de Estratégia em Saúde da Família (IMESF), e já saiu anunciando a demissão de mais de 1800 trabalhadores que atendem a atenção primária em Porto Alegre. O fim do Imesf que pode resultar na paralisia da saúde pública da capital.

A pressa do prefeito Marchezan em substituir o Imesf por empresas terceirizadas faz parte da mesma lógica neoliberal, privatizadora e de enfraquecimento do SUS, que vem sendo propagada pelo governo Bolsonaro. Além disso, desconsidera o trabalho fundamental exercido pelos agentes de saúde junto às famílias dos bairros de Porto Alegre.

Conheça 5 serviços essenciais que podem ser afetados imediatamente:

1 – Combate ao mosquito da dengue e endemias
Os agentes comunitários de saúde são responsáveis pela vistoria das residências, colocação de armadilhas e mapeamento dos focos de mosquito da dengue e outras zoonoses. Ferramentas de monitoramento dos focos de mosquito podem ser paralisadas. Mesmo com o trabalho diários dos agentes de saúde, Porto Alegre contabilizou 440 casos de dengue no primeiro semestre do ano. Sem o trabalho de vistoria, o número será muito maior.

2 – Pré-Natal e acompanhamento de gestantes
As equipes de saúde da família, compostas por enfermeiros, auxiliares e médicos são responsáveis pelo acompanhamento de gestantes e por todo pré-natal, garantindo que bebês nasçam saudáveis e as mães não corram riscos. Sem enfermeiros, mães e crianças ficam expostas e sem assistência.

3 – Trocas de curativos e assistência doméstica
Muitas pessoas estão em condições de saúde tão debilitadas que sequer tem condições de sair de suas residências para ir ao posto de saúde. É aí que entra o trabalho fundamental de agentes de saúde, indo até a casa das pessoas para limpeza de ferimentos, troca de curativos e administração de medicamentos, possibilitando um atendimento humanizado e garantindo um mínimo de conforto a quem já padece de doenças.

4 – Saúde bucal e problemas de visão
Entre os profissionais que integram o IMESF também estão dentistas e oftalmologistas, responsáveis por garantir saúde bucal e resolver pequenas complicações de visão. Os profissionais, que já estão sobrecarregados, garantem o atendimento emergencial em postos de saúde que agora correm o risco de serem cancelados.

5 – Emergências hospitalares
O fechamento repentino do IMESF provocará um efeito-cascata na saúde pública da capital. O serviço que hoje é realizado nos postos de saúde será interrompido e as pessoas irão recorrer às UPAs e emergências hospitalares, que já estão constantemente superlotadas.

Estamos na luta por nenhum trabalhador a menos e contra a demissão dos trabalhadores! Apoiamos a iniciativa do vereador Roberto Robaina para que o Imesf seja transformado em empresa pública. A saúde de Porto Alegre não vai se entregar tão fácil ao projeto que Marchezan que quer privatizá-la a todo custo!

Artigo originalmente publicado no site da deputada federal Fernanda Melchionna.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!