Contra a privatização do Serpro e da Dataprev

O governo de Bolsonaro quer vender o maior serviço de processamento de dados da América Latina, e a empresa de tecnologia e informações da Previdência Social.

Equipe Luciana Genro 13 set 2019, 12:26

A soberania tecnológica do Brasil está ameaçada. O governo de Bolsonaro quer vender o Serpro, o maior serviço de processamento de dados da América Latina, e a Dataprev, a empresa de tecnologia e informações da Previdência Social, responsáveis pela informatização de serviços como emissão de CPF, passaportes, Imposto de Renda e pagamento do benefício das aposentadorias, entre outros serviços.

Já vimos os golpes e fraudes que acontecem quando os dados dos pensionistas do INSS, por exemplo, caem nas mãos de pessoas interessadas no dinheiro e nos dados antes mesmos dos aposentados terem a confirmação da aposentadoria. 

Além do encarecimento da tecnologia, temos que nos perguntar quais garantias seriam negociadas com as empresas privadas em troca dos dados das empresas e dos cidadãos brasileiros.

Nesta segunda (09/09), a deputada estadual Luciana Genro, a deputada federal Fernanda Melchionna e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina, os três do PSOL (foto ao lado), estiveram no ato do Sindppd/RS Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do RS, presidido pela nossa companheira Vera Guasso, em defesa do Serpro e da Dataprev em Porto Alegre, dizendo não à privatização!

Não vamos recuar na luta em defesa da soberania tecnológica do Brasil!

Artigo originalmente publicado no site da deputada Luciana Genro.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!