Defender a liberdade de Daniel Ruiz

Na primeira quinzena de setembro, cumpre-se um ano da prisão política do petroleiro argentino Daniel Ruiz.

Israel Dutra 11 set 2019, 12:37

Na primeira quinzena de setembro, cumpre-se um ano da prisão política de Daniel Ruiz, petroleiro argentino. A luta pela liberdade de Daniel ingressa numa nova etapa, com a mudança na situação social e política do nosso país vizinho. Sem data para o julgamento, como preso político, com os recursos da defesa sendo ignorados, Daniel Ruiz iniciou uma greve de fome com a reivindicação de uma reunião entre o tribunal, a defesa e o Ministério Público.

Tal cenário exige nossos e redobrado esforços para ampliar e difundir a campanha internacional que vem sendo organizada. Daniel Ruiz não é apenas um preso político, o que já justificaria uma forte luta, mas é um caso simbólico da luta de classes argentina.

Nos anos de democracia burguesa a prisão de ativistas é algo ocasional- existe e deve ser combatida- mas a realidade da ampla maioria dos militantes brasileiros não é uma vida de passagens pelas prisões. Temos ativistas presos hoje em dia: Preta Ferreira do movimento sem teto de São Paulo é um exemplo, além de inúmeros casos no campo e na cidade. É claro que existem muitos processados e processos em curso, alguns ainda dos levantes de 2013; com crise da democracia burguesa e a ofensiva reacionária de Bolsonaro e de seu clã, a hipótese da prisão de opositores e ativistas é real, coisa que o presidente não deixa de falar sempre que pode. Portanto, cabe à vanguarda brasileira discutir como enfrentar a repressão de forma mais direta e séria.

O caso de Daniel Ruiz é emblemático, assim, por uma série de questões. Em primeiro lugar, a natureza de sua prisão diz respeito a um momento decisivo da conjuntura argentina: as jornadas de dezembro de 2017. Naquela ocasião, a luta contra a reforma da previdência de Macri pegou um salto. Foram centenas de milhares de trabalhadores às ruas, nos dias 14 e 18 de dezembro, numa manifestação que recordou o Argentinazo – por sua combatividade e pela data próxima aos festejos de final de ano. Depois de um dia inteiro de batalha contra a polícia próximo a Praça de Maio, panelaços massivos nos bairros à noite, Macri aprovou sua reforma, numa vitória de pirro. A partir daquela data, do gesto heróico da classe trabalhadora argentina, o modelo de reformas “gradualista” caiu por terra, entrando numa espiral errática sobre os caminhos do ajuste que levaram a recorrer ao FMI, a desvalorização do dólar e por fim, a novos picos inflacionários. Se pode dizer que as jornadas de 14 e de 18 de dezembro de 2017 feriram o governo, que seria derrotado eleitoralmente nas eleições primárias, dois anos mais tarde.

Dentre os acusados por “promover desordem” nessa data, estava o petroleiro de Chubut, ligado ao PSTU, Daniel Ruiz, militante desde muito tempo, dirigente e quadro dessa organização. Em meio a viragem de conjuntura, com Macri vendo seu apoio declinar, a linha de apertar a repressão e buscar fechar elementos do regime se colocou sobre a mesa; sem poder fechar o regime de forma mais ampla, por conta da relação de forças mais geral na sociedade, o governo, através da repressão seletiva encarcerou e perseguiu diversos dirigentes: Daniel é o símbolo.

O problema democrático na Argentina é central. Durante os últimos anos, manifestações de massa derrotaram qualquer tentativa de rever as decisões judiciais que buscavam reverter as punições aos genocidas da ditadura. A luta contra a repressão sistemática, a espionagem, a infiltração e pela demolição dos entulhos do regime militar é diária. Afinal de contas, os mais de 30 mil desaparecidos foram vingados com um potente movimento democrático, com direitos humanos e as mães e avós de maio à cabeça, que liquidou a junta militar e de forma profunda, impos uma relação onde as Forças Armadas tiveram um derrota objetiva e contudente.

No Brasil, a transição para o regime de 88, em que pese avanços, não teve como marca a ruptura, senão a impunidade e o pacto com a cúpula militar.
Inclusive nessa semana, um dos casos mais importantes de repressão à ativistas foi reaberto: o caso que investiga a morte do líder mapuche Santiago Maldonado, que tinha sido dado por encerrado a mais de ano, como afogamento. Novas evidências reabrem a hipótese principal, de assassinato pela mão de agentes do Estado. As batalhas democráticas se completam. São fundamentais no momento que a Argentina passa pela pior crise econômica depois da debacle de 2001.

Daniel Ruiz também expressa a luta dos trabalhadores no presente momento, quando há uma rebelião na sua província natal, Chubut , que serve de exemplo para todo país, no enfrentamento ao ajuste, à desvalorização salarial e aos planos de uma transição de governo que preserve o FMI.

O PSOL votou na sua Executiva Nacional à adesão à campanha internacional pela liberdade para Daniel Ruiz, liderada pela CSP Conlutas, pela Rede Sindical de solidariedade e integrada por diversos movimentos sociais e democráticos. O PSOL integrará a caravana que vai a Argentina protestar e encontrar Daniel, bem como se fará presente nos atos que terão lugar no dia 12 no Brasil. Devemos buscar toda unidade de ação, moções de solidariedade para ampliar a campanha e colocar um ponto final nessa prisão política, com Ruiz voltando às ruas, livre para lutar por uma nova Argentina e por um mundo melhor.

Artigo originalmente publicado no site do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão