Comunicado de Convergência Social (Frente Ampla)

Partido chileno presta solidariedade ao povo equatoriano.

Convergência Social 17 out 2019, 13:56

Como Convergência Social manifestamos nossa solidariedade com o povo equatoriano e nossa condenação enérgica às medidas adotadas pela administração Lenin Moreno para responder pela via da violência o descontentamento generalizado pelo chamado “Paquetazo”.

Nos anos de gestão Moreno, os equatorianos experimentaram um retrocesso no gozo de seus direitos sociais pela implementação do neoliberalismo, que levou a uma forte deterioração da situação econômica, tudo isto em paralelo ao seu realinhamento continental com a direita e a subordinação do país aos interesses dos EUA, que se traduziram em ações lamentáveis como a entrega do jornalista Julian Assange.

Na última quinta-feira, 3 de outubro, Moreno decretou um Estado de Sítio e ordenou a utilização do exército em todo país para reprimir as manifestações que se iniciaram com o início de uma série de medidas de ajustes – como e eliminação dos subsídios dos combustíveis – implantadas para cumprir com o ordenado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Exigimos que o governo do Equador levante o Estado de Sítio e a militarização do país, para evitar uma espiral de violência, e atenda as reivindicações do povo equatoriano. Da mesma maneira, rechaçamos o papel que os organismos internacionais, como a OEA, tem jogado em nosso continente, decretando que governos devem se manter e quais devem ser derrubados de acordo com os interesses dos EUA.

Apoiamos os movimentos sociais, organizações estudantis e comunidades indígenas em sua luta para conseguir a derrubada das medidas de ajuste neoliberal que, como ocorrem na Argentina e no Brasil, somente geram mais problemas e sofrimentos para os setores mais pobres.

Reprodução da versão traduzida pelo Portal da Esquerda em Movimento.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão