Mesa com ativista de Hong Kong

Mesa com ativista de Hong Kong

Atividade ocorreu na última quinta-feira.

Alexandre Terini 11 out 2019, 19:30

Uma mesa com a presença de Nathan Leung, sindicalista e militante do Socialist Action (Ação Socialista) que participa das manifestações de Hong Kong, ocorreu nesta noite de quinta na Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco.

A atividade foi muito importante para que o público do Brasil pudesse escutar mais sobre o contexto geral na China e os últimos acontecimentos da luta de massas que ainda persiste em Hong Kong. Nesta luta Nathan foi recentemente demitido do banco HSBC por tentar organizar um sindicato e por sua participação nas greves que ocorreram. 

É preciso apontar para a construção de uma alternativa socialista a partir da solidariedade internacional entre a classe trabalhadora, de Hong Kong ao Equador, do Peru ao Sudão.

Pela reintegração de Nathan! Solidariedade aos perseguidos políticos e em defesa da autonomia e democracia em Hong Kong contra a repressão ditatorial chinesa! #FreeHongKong

Posted by Alexandre Terini on Thursday, October 10, 2019

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Na 16ª edição, estão disponíveis dois dossiês. No primeiro, sobre o ecossocialismo, podem-se se encontrar as recentes teses de Michael Löwy, além de uma entrevista com o sociólogo e dirigente da IV Internacional. Também publicamos uma entrevista com Zé Rainha, dirigente da FNL, sobre sua trajetória de luta e os desafios dos socialistas no Brasil; uma entrevista com Antônia Cariongo, dirigente quilombola e do PSOL-MA; e artigos de Luiz Fernando Santos, sobre a lógica marxista e a Amazônia, e de Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL. O segundo dossiê traz algumas análises iniciais sobre a pandemia de coronavírus. Há artigos de Mike Davis e Daniel Tanuro; documentos do MES e do Bureau da IV Internacional; além de uma densa análise de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto e de um artigo do camarada Bruno Magalhães. A seção de depoimentos traz um instigante artigo de Pedro Fuentes sobre a história de seu irmão Luis Pujals, o primeiro desaparecido político da história da Argentina. Já a seção internacional traz uma análise do sociólogo William I. Robinson sobre a situação latino-americana.