Todo apoio ao povo chileno: não são só 30 pesos!

Abaixo o toque de recolher! Contra os abusos de Piñera!

Todo apoio ao povo chileno: não são só 30 presos! Abaixo o toque de recolher! Contra os abusos de Piñera!

O Chile é considerado um exemplo para o governo Bolsonaro e o empresariado brasileiro. Alguns setores políticos do nosso país invejam o modelo econômico chileno, que chamam de “Suíça latino-americana”. Mas a revolta popular que estourou em Santiago nos últimos dias mostra que há algo totalmente errado nesse diagnóstico. Não há “neoliberalismo que dá certo” sem mal-estar social profundo.

Na segunda-feira, 14 de outubro, o presidente Sebastián Piñera implementou um aumento de 30 pesos chilenos na tarifa do metrô. Coincidentemente, o valor corresponde aproximadamente a 20 centavos de real (o estopim do junho de 2013). As mobilizações contrárias ao aumento da tarifa cresceram ao longo da semana, com convocatórias para “evasão”, ou seja, para que se pulassem as catracas sem pagar a tarifa.

A revolta cresceu entre os estudantes secundários ao longo da semana, se espalhando entre a juventude trabalhadora. Na sexta, dia 18, frente à radicalização social, Piñera declarou Estado de Emergência, entregou o ministério do interior para as Forças Armadas, colocou tanques nas ruas de todo país. A revolta cresceu: mais de 20 estações de metrô foram incendiadas pela população em Santiago naquela madrugada. As imagens de estações incendiadas viralizaram rapidamente nas redes. No sábado, 19, os chilenos desafiaram o Estado de Emergência e o Toque de Recolher, seguiram com incêndios de ônibus e enfrentaram a repressão massivamente. Até que o presidente cancelou o aumento da passagem, embora não tenha recuado da militarização.

É fácil perceber que não são só 30 pesos chilenos. O Chile tem as piores aposentadorias da região: em 2018, metade dos chilenos obteve pensões menores que o piso de 870 reais. A média nacional das aposentadorias não alcança o salário mínimo de 1200 reais. Além de trabalhar, os idosos gastam somas inacreditáveis com remédios e hospitais privados. O país apresenta uma das mais altas taxas de endividamento familiar, alcançando seu recorde histórico de 73% da renda das famílias (quase o dobro do brasileiro). O direito de greve é proibido e ilegal na maior parte das empresas, que não oferecem garantias laborais mínimas. Os trabalhadores não têm direitos sindicais suficientes para lutar por melhorias. A cada 10 empregos criados no país, 7 são terceirizados ou precários.

O povo equatoriano há uma semana venceu sua batalha contra o pacote neoliberal e a repressão. O exemplo dessa luta, encabeçada pela CONAIE(Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador), já se faz sentir em todo continente latino-americano.

O PSOL concorda com a análise de que o neoliberalismo radical como o chileno precisou de banhos de sangue para ser implementado durante a ditadura de Pinochet. A violência do modelo chileno é cotidiana, está nas relações de trabalho, no desemprego disfarçado, na mercantilização extrema da saúde, da previdência, da educação. Manifestamos nossa mais ampla solidariedade ao povo chileno, que afinal luta pelo mesmo que nós lutamos: um forte sistema de direitos sociais com financiamento público, que ofereça dignidade e bem-estar a toda população.

Já são 11 mortos. Exigimos o fim do toque de recolher, a liberdade imediata de todos os presos e o fim do Estado de Emergência, nefasta herança dos anos Pinochet!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão