Carta de princípios do Movimento Esquerda Socialista

Documento elaborado em 1999 resume proposições fundamentais da corrente.

I Encontro do MES – Porto Alegre, 6 de novembro de 1999

1) Só a luta conquista

A concepção de que a luta e a mobilização direta das massas são a única forma da classe trabalhadora alcançar avanços nas suas reivindicações, o que é um patrimônio do qual não se pode abrir mão, é um princípio que deve ser defendido sempre pela esquerda com o objetivo de impulsionar as mobilizações como prioridade permanente.

Isto não significa desprezar as eleições, que são um importante momento da disputa política, onde podemos ganhar a consciência dos trabalhadores e disputar postos na institucionalidade que sirvam para fortalecer a nossa luta. No entanto, as mudanças profundas só podem ocorrer pelas mãos da própria classe trabalhadora através das greves, das ocupações, das passeatas, enfim, da força da sua mobilização.

2) Não é possível reformar o capitalismo

É preciso lutar para derrotar o sistema capitalista que, em sua fase de crise, está gerando cada vez mais miséria e menos direitos para a classe trabalhadora. Para isso, é necessário defendermos um programa que leve à derrota desse sistema. Estratégia que, infelizmente, vem sendo abandonada pela maioria da direção de nosso partido cada vez mais adesista da tese de que podemos lutar por melhorias dentro do próprio sistema com a construção de um capitalismo “mais humano”.

Um programa anticapitalista que tenha como ponto de partida o não pagamento da dívida externa, a realização de uma ampla reforma agrária sob controle dos trabalhadores, a estatização do sistema financeiro e dos setores estratégicos da economia, com a expropriação dos grandes monopólios capitalistas e a construção de uma democracia para os trabalhadores. Sem tomar estas medidas e outras que caminhem no mesmo sentido nenhum governo resolverá de fato os problemas da classe trabalhadora.

3) Pela independência política dos trabalhadores

Na luta para conquistar um governo que tome essas medidas, isto é, um governo efetivamente dos trabalhadores, os partidos da burguesia jamais serão nossos aliados. São nossos inimigos de classe e derrotá-los é uma tarefa imprescindível. Por isso defendemos a independência política da classe trabalhadora contra qualquer aliança eleitoral com os partidos patronais e burgueses que, a exemplo do PDT, tem um discurso populista, mas governam a favor dos capitalistas.

4) Democracia ampla e irrestrita

Para lutar, os trabalhadores e seus aliados de classe necessitam de organizações profundamente democráticas. Por isso, defendemos o método da discussão política permanente e da mais ampla democracia nos sindicatos, partidos políticos e organizações. É assim que atuamos, por exemplo, nos sindicatos que coordenamos. E é desta forma que estamos construindo o MES: oportunizando o debate e a discussão democrática para que possamos encontrar a melhor forma de defender estas bandeiras e batalhar por uma esquerda de luta, classista e socialista.

Aqui também fica o nosso convite aos militantes socialistas que não abriram mão da coerência e da defesa de nossas bandeiras históricas a realizar um amplo debate acerca da validade e atualidade destes temas, com o objetivo de fortalecer a luta por construir um forte polo de esquerda consequente, tarefa para a qual o MES está firmemente empenhado.

Além disso, coloca-se ainda o desafio de estender esta experiência à esquerda socialista do país. Pois acreditamos que são muitos os companheiros e companheiras que estão descontentes com os rumos que vem sendo tomados pela direção de nosso partido. Unir todos com base nesses princípios será decisivo para o futuro da esquerda.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão