Repúdio ao golpe de Estado na Bolívia

Nota da Executiva Nacional do PSOL sobre o golpe de Estado na Bolívia.

Executiva Nacional do PSOL 10 nov 2019, 20:11

Este domingo (10/11) entrará para a história sul-americana como um dos seus dias mais sombrios. Depois de semanas de desestabilização institucional, os grupos empresariais, os latifundiários e as Forças Armadas da Bolívia acabam de lograr a destituição do presidente Evo Morales e seu vice-presidente García Linera. Trata-se de um golpe de Estado de caráter reacionário e com fortes componentes racistas, como comprovam os sucessivos ataques às sedes das organizações índigenas e a violência da extrema-direita contra ativistas favoráveis à soberania popular.

Horas mais cedo, Evo Morales acatou a recomendação da OEA e anunciou a realização de novas eleições gerais, inclusive com novas autoridades no Tribunal Supremo Eleitoral, sinalizando sua disposição para encontrar um desenlace pacífico à crise política. Entretanto, isso não foi suficiente para reverter a sanha golpista das oligarquias sediadas na “Media Luna”, região que reúne os departamentos com população predominantemente não-indígena. As elites, que em tempo algum mostraram qualquer respeito ou afeição pelos anseios das diversas nacionalidades residentes na Bolívia, aceleraram a marcha do golpe, com notória pressão da grande mídia sobre o governo. O motim dos policiais e a “sugestão de renúncia” feita em rede nacional pelo chefe das Forças Armadas foram determinantes para que o golpe, enfim, triunfasse.

Vale ressaltar que esta ruptura na ordem democrática da Bolívia ocorre num contexto de acelerada instabilidade política na América Latina. Presenciamos atualmente massivas rebeliões populares contra governos conservadores e antipopulares, como no Chile, Equador e Haiti. Projetos neoliberais, como o de Maurício Macri na Argentina ou Iván Duque na Colômbia, voltam a ser castigados nas urnas. Não é casual, portanto, que a direita e a extrema-direita bolivianas tenham se organizado (possivelmente com a ajuda de agentes do governo Bolsonaro, como revelam áudios publicados pelo jornal El Periodico) para interromper o governo do MAS, cuja gênese remonta aos levantes indígenas e populares do começo da década passada.  

Frente a isso, o PSOL se junta às organizações internacionais que repudiam veementemente o golpe de Estado na Bolívia. Apoiamos com toda nossa energia às mobilizações de resistência do povo boliviano. Além disso, usaremos todos os dispositivos ao nosso alcance para denunciar as perseguições aos movimentos sociais, às organizações sindicais e aos quadros do MAS que buscam defender o regime plurinacional gestado pela Assembleia Popular Constituinte de 2006. 

ABAIXO O GOLPE REACIONÁRIO E RACISTA NA BOLÍVIA! TODO APOIO À RESISTÊNCIA DO POVO BOLIVIANO! 

QUE OS MILITARES VOLTEM PARA A CASERNA!


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!