Revolta no Iraque já fez mais de 250 mortos

Os protestos contra o governo iraquiano prosseguem desde o início de outubro.

Esquerda.net 11 nov 2019, 19:30

Mais de um mês após o início das manifestações na Praça Tahrir, em Bagdad, os protestos que pedem a queda do governo não dão sinais de abrandar. Mas a repressão também não e desde 1 de outubro já morreram 250 pessoas. A praça voltou a acolher este sábado dezenas de milhares de manifestantes em protesto contra a corrupção, o desemprego e a falta de serviços públicos. Na mira dos manifestantes está o governo, mas também o vizinho Irão, acusado de usar a sua influência junto do governo de Bagdad para prosseguir a política de pilhagem de recursos do país, enquanto o povo continua na miséria.

A resposta das forças policiais foi brutal, dispersando a multidão com gás lacrimogéneo mas também com foto real. Uma pessoa morreu e 88 ficaram feridas, segundo relatos na Associated Press. No domingo, o presidente Barham Saleh fez um discurso a declarar o seu apoio a eleições antecipadas e afirmou que o primeiro-ministro Adel Abdelmahdi estaria disposto a sair, caso houvesse consenso entre os partidos para o substituir no quadro da Constituição.

Mas bastaram poucas horas para o primeiro-ministro vir desmentir o presidente. Esta segunda-feira, Abdelmahdi assegurou que “chegou o momento para a vida voltar à normalidade”. Mas a greve geral convocada para este dia, os cortes de estradas junto às principais instalações petrolíferas e os protestos nas ruas de muitas cidades do país não auguram que se venha a concretizar o desejo do líder do governo.

Também esta segunda-feira, a repressão dos manifestantes numa ponte na capital iraquiana fez sete mortos, segundo a agência Efe, citando fontes do Ministério do Interior. Na noite de domingo, a cidade santa de Kerbala assistiu a confrontos entre polícia e manifestantes que tentavam entrar no consulado do Irão. A polícia respondeu a tiro, matando três pessoas, segundo a Comissão de Direitos Humanos iraquiana, números desmentidos pelo Ministério do Interior.

Nas ruas de Bagdade e outras cidades, vive-se uma situação que se assemelha a uma revolução. Segundo a agência France Presse, em vez da polícia, são grupos de populares que fazem postos de controlo nas ruas às viaturas que passam. Em frente aos Conselhos regionais de muitas cidades no sul do país pode ler-se em faixas colocadas à entrada “Esta administração encontra-se encerrada por ordem do povo”. Numa delas, Diwaniya, a 200 quilómetros a sul de Bagdad, a entrada do edifício do governo foi mesmo transformada numa lixeira, com os camiões do lixo e muitas pessoas a depositarem ali os seus sacos do lixo.

Mesmo antes de os professores terem declarado greve, já os jovens estudantes tinham saído das escolas. “Não há país, não há escola!”, grita nas manifestações a chamada “geração PUBG”, assim batizada a partir do jogo eletrónico de combate “Playerunknown’s Battlegrounds”, que o parlamento resolveu proibir por entender que incita à violência num país já devastado por décadas de conflito.

O apoio do Irão às milícias e partidos xiitas no Iraque após a queda de Saddam Hussein em 2003 contribuíram para aumentar o peso político de Teerão nos destinos dos iraquianos. Por isso, os manifestantes responsabilizam o país vizinho pela corrupção e incompetência dos sucessivos governos do Iraque. Na semana passada, Teerão apelou ao adiamento das viagens dos iranianos ao Iraque até que estejam reunidas condições de segurança.

Artigo originalmente publicado no Esquerda.net.

TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!