COP 25: Passar da decepção à ação

A cúpula climática de Madri COP25 decepcionou os jovens, os países que mais sofrem e a cidadania mundial.

La Aurora 21 dez 2019, 20:41

Editorial de La Aurora

A cúpula climática de Madri COP25 decepcionou os jovens, os países que mais sofrem e a cidadania mundial. A duras penas, e somente sob a pressão da maior mobilização já vista numa cúpula climática, se mantiveram os objetivos da cúpula de Paris de 2015. Mantido!!!… E tudo, sob a mesma linguagem enganosa, hipócrita, que permite “salvar a cara” de governos dos Estados mais poderosos e contaminantes, enquanto chutam a bola para frente, cúpula atrás de cúpula.

No acordo final “se exorta aos países para aproveitar a oportunidade em 2020”. Hipocrisia e engano na Cúpula. Como o do monopólio energético ENDESA, a empresa mais contaminante do estado espanhol; Santander e BBVA, bancos dos que mais investiram em combustíveis fósseis ou Volkswagen, multinacional implicada no dieselgate, que usaram o evento para “lavar de verde” sua imagem. As ilhas Marshall, próximas de serem tragadas pelo mar, Greenpeace ou 350.org, ressaltaram sua decepção e indignação em relação a uma COP que consideram que “se ligou aos interesses das empresas contaminantes” e ao “lobby dos combustíveis fósseis”. Enquanto essas grandes corporações capitalistas gozavam de um espaço privilegiado na COP, eram expulsos cem ativistas por protestar contra a inação dos governos. Essa é a realidade dessas Cúpulas.

Decepção. Essa é a palavra que mais corresponde a essa Cúpula. Mais que em nenhuma outra – e a extraordinária duração e alargamento das conversas o tornaram ainda mais evidente – ao final da Cúpula os compromissos ficaram vazios de conteúdo. De Cúpula em Cúpula climática, os governos atuam como autômatas seguindo ordens dos lobbies, adiando a tomada de qualquer decisão importante, fazendo caso omisso ao cada vez maior clamor popular e da ciência.

O motivo de fundo é que o sistema não permite a tomada de decisões que atentam contra os grandes interesses privados. O capitalismo necessita seguir a depredação do planeta terra, da natureza e dos seres humanos, para poder ele continuar sobrevivendo. Sua forma de sobreviver é manter uma classe dominante, cada vez menor e mais rica. Esse é seu crescimento. É manter privilégios que significam a morte da maioria das espécies e parte da humanidade. E nenhum argumento científico, dados objetivos, incêndios, furacões, ou razão humanitária lhe vai fazer mudar: acima de tudo aumentar o lucro privado. Inclusive “pintando-o de verde”.

Contudo, essa Cúpula foi provavelmente também o ponto mais alto de consciência da humanidade: com esse sistema vamos ao desastre, à aniquilação da vida no planeta. Dizem isso já milhões de jovens em todos os continentes. Diz isso a imensa maioria dos cientistas. Dizem isso o ecofeminismo e muitas organizações feministas. Dizem isso muitas associações de bairro frente às contaminações. Dizem isso e batalham. Mas ainda falta que o conjunto de sindicatos, organizações trabalhadoras e populares, a própria esquerda política, entrem a fundo nessa batalha e vejam que depende de todas que realmente mudem as coisas, ou das COP do clima, onde os governos dos principais Estados capitalistas e imperialistas bloqueiam as medidas que atentam contra “o desenvolvimento” e mercado capitalista.

Faz falta uma transição energética justa. Os monopólios energéticos e seus Estados a bloqueiam. Faz falta uma agricultura e pecuária ecológica e adaptada a cada país e continente. Os monopólios agroalimentares a bloqueiam, expulsam e matam de fome milhões de camponeses pobres. Faz falta passar do consumismo atual ao desfrute da vida por si mesma. Faz falta passar de uma mobilidade e transporte insustentável a outra concepção das cidades e equilíbrio entre cidade e campo. Faz falta mudar o conceito de Trabalho para este não seja a exploração do mercado, mas o gozo da atividade criativa para o bem comum.

Tudo isso é necessário para mitigar o clima e mantê-lo por debaixo do crescimento de 1,5 grau. Ou seja, temos que passar à ação, à coordenação de lutas, de esforços, de vontades e de ações criativas desde todos os âmbitos da sociedade, nos impor acima do capitalismo e seus governos títeres. Mudá-los, renovar a política para começar a planejar Estados e sociedades de transição rumo ao socialismo: o bem comum e a harmonia com a natureza. A ciência, a juventude e as futuras gerações nos dizem que devemos começar a fazer isso… agora!

.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão