A fé como força mobilizadora dos povos

Contribuição do coletivo Cristãos Contra o Fascismo para a tese do Movimento Esquerda Socialista (PSOL).

Cristãos Contra o Fascismo 31 jan 2020, 11:07

O último censo do IBGE, realizado em 2010, apontou que 92% dos brasileiros professam uma religião. Os cristãos representam 86,8% dos brasileiros. No mundo todo as religiões também estão em ascensão e pesquisas apontam que em 2020, 90% da população mundial terá uma afiliação religiosa (em 1970 eram 82% e em 2013 eram 88%). Apesar das previsões modernas de que as influências religiosas diminuiriam gradativamente em conjunto com o surgimento de democracias seculares e os avanços da ciência, suas influências permanecem potentes no século XXI. As religiões têm funcionado ao longo da história humana para inspirar e justificar toda a gama de ações, desde o hediondo ao heroico.  Compreender essas influências religiosas complexas é uma dimensão crítica da percepção dos assuntos humanos modernos em todo o espectro de atuação local, nacional e global. 

As religiões são coleções de ideias, práticas, valores e histórias que estão integradas em culturas e são indissociáveis ​​delas. Assim como a religião não pode ser entendida isoladamente de seus contextos culturais (inclusive políticos), é equivocado cogitar a hipótese de uma boa leitura da realidade do nosso país, da América Latina e do mundo sem considerar suas dimensões religiosas. Da mesma forma que raça, etnia, gênero, sexualidades e classe socioeconômica são sempre fatores de interpretação e compreensão cultural, assim também é a religião.

Por muito tempo o Brasil foi o país onde ‘futebol, política e religião não se discutem’ e o resultado está aí posto: não só o analfabetismo político impede grande parte da população de entender as tramas e as manobras parlamentares que elas assistem no noticiário, como o analfabetismo religioso tem justificado todo o tipo de violência e retrocesso em nome do sagrado. Em nome de Deus a América Latina tem visto suas lideranças democraticamente eleitas serem depostas em oprobriosos golpes de Estado e em todos os continentes se experiência a ascensão de uma ultradireita fascista.

Na política não existe espaço vazio e ao ignorar completamente a fé e a espiritualidade como uma dimensão humana, marcantemente presente na cultura brasileira, sobretudo nas regiões mais humildes e periféricas, a esquerda política de forma pouco estratégica se distanciou daquilo que talvez seja mais caro para as classes populares: sua fé, suas tradições e sua cultura. Permitimos que este espaço fosse sequestrado pela direita.

Para Diane L. Moore, coordenadora do programa de letramento religioso da Harvard Divinity School, é preciso reconhecer que nossa sociedade vive um perigoso e generalizado analfabetismo religioso, cujas consequências seriam a retroalimentação de preconceitos e antagonismos, dificultando os esforços que buscam promover a cooperação, o pluralismo e a coexistência pacífica. Para Moore, a formação sobre as religiões é capaz de diminuir esses efeitos na sociedade 1. Ao que parece, o estudo das religiões é o único campo da ciência em que é permitido ser ignorante, mas estamos pagando um alto preço por, deliberadamente, fazer deste um terreno desconhecido, onde o adversário domina totalmente o jogo de palavras, detém o livro sagrado e se apropria de Deus para atender seus interesses escusos e privados.

Segundo Desmond Tutu, Nobel da Paz e reverendo anglicano da África do Sul, “a fé é como uma faca, pode ser usada para repartir o pão ou para enfiar nas costas de alguém”. Se eles têm usado da fé para ferir, nós podemos usar da fé para repartir o pão e denunciar as injustiças. A fé não deve ser combatida nem ignorada, mas redimida.

Ademais, não temos medo de afirmar que na década de 80 o Partido dos Trabalhadores só conseguiu a dimensão que teve graças ao trabalho anterior das Comunidades Eclesiais de Base e das pastorais operárias, da juventude e da terra, que já estavam profundamente enraizadas nas classes populares.

Afirmamos, portanto, a urgente necessidade do PSOL debruçar-se sobre este tema, estabelecendo uma setorial que possa se ocupar em estruturar uma formação permanente para os filiados e ações estratégicas que diminuam a distância para um diálogo entre o partido e o público religioso, sobretudo evangélico que tem protagonizado os debates públicos da religião. Uma vez que o terreno da religião costuma ser hostil com a esquerda (e vice-versa, sejamos honestos), interessa que o partido invista em figuras e movimentos cristãos que sejam capazes de construir e enraizar essa proposta progressista junto aos fiéis nos templos, nas casas, organizações religiosas e espaços de formação teológicos, bem como o investimento do partido em candidaturas que disputem essa narrativa e esse público. A presença mais frequente de religiosos progressistas nas mesas de debate organizadas pelo partido é fundamental neste processo de desfazer o estranhamento da esquerda com a religião e da fé com uma política comprometida com a classe que vive do trabalho.


1 MOORE, Diane L. Overcoming Religious Illiteracy: A Cultural Studies Approach. Nova Iorque: Palgrave Macmillian, 2007, p. 71


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão