É preciso parar os feminicídios!

Dez mulheres foram assassinadas por serem mulheres em janeiro no RS.

Equipe Luciana Genro 18 fev 2020, 13:55

Dez mulheres foram assassinadas por serem mulheres em janeiro no RS. Uma alta de 233% comparado a janeiro de 2019, quando três mulheres foram mortas no Estado. O crescimento alarmante só reforça o que já falamos por aqui: faltam políticas públicas sérias para combater esses crimes.

Em setembro do ano passado o mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) promoveu uma audiência pública para debater a situação da rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência no Estado, na qual ficou evidente o descaso e a negligência do governo Leite para a política de mulheres.

Seminário discute combate a feminicídios no RS e situação da rede de proteção às mulheres
Deputados encaminham projeto para tornar política pública a reeducação de homens agressores

Cobramos a indicação de diretora para o Departamento de Políticas para Mulheres, que ficou sem direção até outubro, bem como a ampliação da equipe do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo, o fortalecimento da patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, e a ampliação do horário de atendimento das Delegacias Especializadas da Mulher no interior do Estado.

Ainda no ano passado, o mandato destinou R$ 500 mil em emendas para o combate à violência contra as mulheres, prevenção e aparelhamento do Centro Vânia Araújo e do Conselho Estadual das Mulheres. Também temos apoiado o trabalho da Mirabal, casa que acolhe mulheres em situação de risco.

Leia a íntegra da Emenda para o Centro Vânia Araújo Machado
Leia a íntegra da Emenda para o Conselho Estadual de Direito da Mulher

A deputada Luciana Genro também fundou, em 2017, a Emancipa Mulher uma escola femininista e antirracista que promove formação para mulheres fortalecerem a luta e o combate ao machismo e aos diferentes tipos de violência; aulas de defesa pessoal e assistência jurídica gratuita para vítimas de violência. Estamos na luta para garantir direitos e empoderar as mulheres!

#BastaDeFeminicídio #NenhumaAMenos

Artigo originalmente publicado no site da deputada Luciana Genro.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão