A vida acima do lucro: coronavírus, neoliberalismo e renda básica

Nesta crise explicita-se a fragilidade de projetos neoliberais como a privatização dos serviços públicos de saúde e a informalidade das relações de trabalho.

Ricardo Souza 24 mar 2020, 17:45

O Brasil e o mundo experienciam uma grave pandemia do  Coronavírus, que impõe uma profunda crise social, política econômica e humanitária. Nesta crise explicita-se a fragilidade de projetos neoliberais como a privatização  dos serviços públicos de saúde e a informalidade das relações de trabalho. A acumulação do capital se opõe a vida.

Sabemos que o isolamento social e a suspensão das atividades não-essenciais com fechamento de locais de estudo e trabalho se mostrou a forma mais eficaz de contenção da pandemia, como observado na China e hoje se esbarra com o temor liberal de “paralisar a economia” .

Enquanto isso  no Brasil, o cargo máximo da República demonstra despreparo  diante da pandemia,desautorizando o próprio ministro da Saúde e ensaia movimentações autoritárias como o dia 15 de março. Claramente neste cenário Bolsonaro não pode seguir governando e  seu projeto deve ser derrotado.

Guedes, seu ministro ultraliberal apresenta planos econômicos para enfrentar a pandemia: “ajuda” de 200 reais para desempregados e/ou informais, redução de salários com redução de jornada(50% para os celetistas e 25% para os servidores, como previsto no Plano mais Brasil) ou ainda a nova medida provisória 927 que aprofunda A desregulamentação das relações de trabalho  no momento que o  trabalhador precisa de proteção.

A medida autoriza à negociação individual com o empregador flexibilizando o teletrabalho, antecipação de férias,saque do FGTS,além cogitar a suspensão do contrato de trabalho sem salário por até quatro meses. Mesma receita da reforma trabalhista de “livre negociação” em condições assimétricas, de modo a salvar os patrões não a saúde do povo.

Não é de hoje que sucessivos governos atacam as conquistas constitucionais da classe trabalhadora tais como a Pec do teto e a reforma trabalhista apresentadas por Michel Temer, e as sucessivas reformas da previdência (FHC,Lula e Bolsonaro) e a mini-reforma de Dilma e Levy que  dificultou acesso à seguro-desemprego(de 6 meses para 1 ano e meio de vínculo) ,minando a Seguridade Social. Esta uma das maiores vitória da classe trabalhadora ao integrar as políticas de saúde ,direito de todos e dever do Estado; previdência,a quem contribuir, e assistência,a quem dela necessitar. 

Diante desta crise porque não defender e recorrer, da seguridade social como instrumento de enfrentamento à pandemia? De forma integrada e em benefício de todos?

Pois a saúde não se limita à determinantes biológicas ou clínicas mas psico-sociais e econômicas. Em uma realidade de desemprego,informalidade e extrema pobreza no Brasil e em países de economia dependentes não basta recomendar o isolamento social mas prover as mínimas condições aos trabalhadores para que possam prover-se em semanas ou meses de necessária quarentena. É  necessário dispensar todos os trabalhadores não-essenciais do setor público e privado sem perdas salariais ou trabalhistas, bem como prover as condições de trabalho para profissionais da saúde que estão salvando milhares de vidas.

Também  cabe uma política de para aqueles não se encontram no  trabalho  formal(41%) e os desempregados(12%) da população economicamente ativa, como o   Projeto  da bancada de renda básica  (PL n.698/2020) que inova ao  ampliar  o  seguro-desemprego para famílias em vulnerabilidade social e sem trabalho formal,suspende o corte  de tarifas como energia elétrica e água por inadimplência, bem, como tabelar o preço de insumos básicos como álcool gel.

Para de fato buscarmos uma segurança social diante da grave epidemia deve-se apostar em políticas amplas e universais que torne viável o isolamento e que os trabalhadores não tenham que optar entre contrair a doença ou morrer de forme. Devemos observar iniciativas  como de El Salvador de tabelar preço de alimentos, Reino Unido e Venezuela que passam a pagar salários para as pessoas permanecerem em casa. Para à vida sobrepujar à sede do lucro é necessário derrotar Bolsonaro e Guedes!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão