Coronavírus: é hora de suspender as atividades

Dirigente defende o cancelamento dos atos do dia 14 e das plenárias do congresso do PSOL.

Roberto Robaina 13 mar 2020, 15:14

O alerta está dado, e a população e os governo têm de fazer sua parte para aplacar os efeitos do coronavírus no Brasil. De minha parte, como vereador e liderança do PSOL, já trabalho para a SUSPENSÃO de eventos, manifestações e atividades que tenham aglomerações para que a propagação do vírus perca velocidade e se evite um colapso no sistema público de saúde, onde a maioria bate à porta para buscar atendimento.

Assim, estou defendendo junto ao PSOL cancelamento dos atos do dia 14 e das plenárias do congresso do partido. Também vou apresentar sugestão à Câmara Municipal para que suspenda as audiências públicas.
A saúde é luta de todos e seria irresponsável mobilizar as pessoas para colocá-las numa situação de risco deste tamanho.

Essa medida também é uma forma de ajudar os trabalhadores da saúde pública, sempre tão imprescindíveis em momentos como esse, mas tão atacados pelos governos reacionários. Deve-se exigir um cuidado especial a esses profissionais. Que tenham garantido o direito a materiais adequados ao trabalho seguro, como máscaras cirúrgicas e dos tipos N95/PFF2, além de outros tipos de equipamentos de proteção individual. 

No Brasil, temos o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais de extrema competência em situações epidêmicas. Não faz muito, vivemos o drama do zika e percebeu-se o valor da saúde pública. Agora, com o coronavírus, tudo se encaminha para uma crise sem precedentes, em que esses trabalhadores de novo estarão na linha de frente do combate. 

É obrigação dos governantes garantir verbas e medidas que melhorem as condições de atendimento e também o máximo de proteção a esses profissionais que sempre, e agora mais, trabalham em situação de risco. Nossa mobilização agora é evitar aglomerações e ajudá-los a conter a doença.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores