Coronavírus: é hora de suspender as atividades

Dirigente defende o cancelamento dos atos do dia 14 e das plenárias do congresso do PSOL.

Roberto Robaina 13 mar 2020, 15:14

O alerta está dado, e a população e os governo têm de fazer sua parte para aplacar os efeitos do coronavírus no Brasil. De minha parte, como vereador e liderança do PSOL, já trabalho para a SUSPENSÃO de eventos, manifestações e atividades que tenham aglomerações para que a propagação do vírus perca velocidade e se evite um colapso no sistema público de saúde, onde a maioria bate à porta para buscar atendimento.

Assim, estou defendendo junto ao PSOL cancelamento dos atos do dia 14 e das plenárias do congresso do partido. Também vou apresentar sugestão à Câmara Municipal para que suspenda as audiências públicas.
A saúde é luta de todos e seria irresponsável mobilizar as pessoas para colocá-las numa situação de risco deste tamanho.

Essa medida também é uma forma de ajudar os trabalhadores da saúde pública, sempre tão imprescindíveis em momentos como esse, mas tão atacados pelos governos reacionários. Deve-se exigir um cuidado especial a esses profissionais. Que tenham garantido o direito a materiais adequados ao trabalho seguro, como máscaras cirúrgicas e dos tipos N95/PFF2, além de outros tipos de equipamentos de proteção individual. 

No Brasil, temos o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais de extrema competência em situações epidêmicas. Não faz muito, vivemos o drama do zika e percebeu-se o valor da saúde pública. Agora, com o coronavírus, tudo se encaminha para uma crise sem precedentes, em que esses trabalhadores de novo estarão na linha de frente do combate. 

É obrigação dos governantes garantir verbas e medidas que melhorem as condições de atendimento e também o máximo de proteção a esses profissionais que sempre, e agora mais, trabalham em situação de risco. Nossa mobilização agora é evitar aglomerações e ajudá-los a conter a doença.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Tatiana Py Dutra | 26 dez 2024

PF vai investigar repasse de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares

Medida atende a determinação do ministro Flávio Dino, do STF, que bloqueou o pagamento
PF vai investigar repasse de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi