Escola Marx: primeiros passos de um projeto ousado

Realizamos, entre o final de janeiro e início de fevereiro, o primeiro ciclo nacional da Escola Marx, que reuniu cerca de 900 pessoas.

Camila Souza e Israel Dutra 11 mar 2020, 16:12

“Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir. Mas nós conseguiremos, jovens amigos, não é verdade?”.

Rosa Luxemburgo

Logo após o forte ato de comemoração dos 20 anos do MES, começamos o ano realizando entre o final de janeiro e início de fevereiro o primeiro ciclo nacional da Escola Marx. Um triunfo bastante representativo que conquistou reunir cerca de 900 pessoas entre jovens ativistas, feministas, educadores populares, trabalhadores da cidade e do campo e professoras(es) para debater o marxismo ao longo de quatro módulos que duraram até 3 dias. Foram um total de 13 Escolas espalhadas entre as 5 regiões do país. Podemos falar que existe um salto de politização na corrente, na sua militância, sua franja e também na formação de uma equipe (muito qualificada) de novos cursistas, contando com cerca de 20 camaradas se testando nessa tarefa.

O espaço para o Marxismo, a propaganda e a formação militante é enorme. Esse interesse é proporcional à politização do ativismo, especialmente na juventude. Atacado pelas fake news da extrema direita, o Marxismo segue vivo como ferramenta para compreender e para lutar para transformar o mundo. Afinal, em um sistema em crise as contradições se agudizaram bastante, levando a níveis de desigualdade social absurdos, a uma crise climática gravíssima e a governos que acirram uma guerra social contra o povo. Tais contradições só são possíveis de serem superadas com a afirmação de um novo projeto de sociedade, a revolução socialista é uma necessidade mais atual do que nunca. Nos faltam as condições subjetivas para combater o atraso na consciência e enfrentar a extrema direita que se apresenta como antissistêmica.

A Escola tornou-se possível pela publicação do livro “Bem vindo marxismo” de Pedro Fuentes. A sistematização física de conceitos e experiências ao longo de 50 anos de militância em um livro proporcionou uma condição especial para potencializar nossa formação. O livro de Luciana Genro “O novo sempre vem” também foi uma base de leitura obrigatória que aprofundou o conceito de Estado e o balanços dos erros da esquerda reformista que chegou ao poder. Comprometidos com um marxismo vivo conectado com as lutas em curso, buscamos reafirmar a totalidade de gênero, raça e classe para avançar na construção de um novo programa de transição que responda às necessidades mais emergenciais, sem se perder no rumo da estratégia socialista.

A Escola representou um salto na elaboração coletiva interna e na capacidade de socialização dessa elaboração, colocando o MES entre as principais organizações políticas comprometidas com a formação militante. E para nós que defendemos que o marxismo não é um dogma, é sim uma ciência crítica comprometida com a transformação da sociedade, saímos todos mais capazes para construir uma alternativa política. A participação de cada um permitiu uma rica e intensa troca de experiências. A cada final de semana a Escola foi se enriquecendo, os roteiros de cada módulo foram ganhando mais densidade e mais conexão com a realidade social de nosso país e do mundo. Com as místicas fomos acolhendo uns aos outros e nos compreendendo como militantes de uma luta que nós não começamos, mas que estamos comprometidos a continuar até a vitória de nossa classe.

Ao final de cada Escola, realizamos balanços coletivos, todos carregados de falas emocionantes, em especial dos ativistas independentes, que afirmaram como a compreensão do marxismo foi importante para a atuação militante de cada um.

Estamos dando um salto na elaboração e na centralização da nossa atividade de propaganda. Em meio à ofensiva de um setor neostalinista entre a juventude, respondemos com um marxismo “a quente”, contemporâneo e ativo. Temas fundamentais como a questão da negritude, a centralidade da luta de classes(e as novas formas de ser da classe trabalhadora), o ecossocialismo, entre outros temas seguidos com muita atenção.

Como fruto dessa vitória, estamos preparando novos passos- no terreno editorial, a Editora Movimento, após ter lançado “Reforma e Revolução”, de Rosa Luxemburgo, deve lançar uma nova edição do “Manifesto Comunista”, nesse semestre. Para o inverno estamos preparando três importantes novidades: uma escola para cursistas, aprofundar a relação com movimentos do campo e a questão da educação e do socialismo e uso de novas ferramentas como podcasts e vídeos para popularizar o marxismo. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão