Por uma esquerda plural e independente

O Brasil precisa de uma oposição social e política à altura para enfrentar a extrema-direita e o coronavírus.

Fernanda Melchionna 20 mar 2020, 14:13

O Brasil caminha para uma crise sem precedentes. A união da crise econômica profunda, resultado das medidas ultraliberais com a entrada da pandemia de coronavírus, pode nos levar a uma situação de muitas mortes e uma recessão brutal. Talvez seja o momento mais difícil de nossa história, que, irresponsavelmente, é potencializado por um Presidente insano, que a todo tempo tenta restringir as liberdades democráticas, prioriza a saúde dos mercados e ignora a Ciência, aumentando as possibilidades de muitas mortes decorrentes dessa pandemia global. Não nos restam dúvidas de que para salvar o povo brasileiro é necessário derrotar Bolsonaro.

Um setor do movimento de massas expressa esse anseio. Foram milhões de pessoas que participaram de panelaços e janelaços na última quarta-feira (18) demonstrando a indignação diante da situação. A cada dia que Bolsonaro segue no poder, o Brasil caminha mais ao abismo. É verdade que ainda não há correlação de forças para seu impedimento, mas é preciso “colocar o debate no horizonte” como bem escreveu Pablo Ortellado. Por isso, um movimento social e político, com mais de 70 assinaturas entre eles meus colegas Sâmia Bomfim e David Miranda além de intelectuais e artistas, entrou com a peça pedindo o impeachment de Bolsonaro. Além disso, adesões não param de crescer e potencializam esse pedido, que, em menos de dois dias, já conta com quase 200 mil assinaturas.

Entendendo a esquerda plural e que pode haver diferenças táticas, inclusive no seio do PSOL, abstive-me de comentar a nota que está circulando pela imprensa, enviada por Juliano Medeiros, ainda que a nota tenha muitas inverdades. O próprio Juliano Medeiros participou de duas reuniões sobre o tema e soube de nossa disposição de entrar com nossos mandatos com o impedimento. Essa é uma liberdade que a Constituição Brasileira nos dá como parlamentar. E mais, é um direito conferido a qualquer cidadão e cidadã. Mesmo assim, antes do protocolo da peça, fiz questão de comunicar ao próprio, esperando a honestidade intelectual e em respeito aos diversos campos da esquerda socialista. Infelizmente, não foi o que ocorreu. A declaração de Juliano, igualando um protocolo de impeachment ao voto de membros do PDT na votação da reforma da previdência é lamentável.

Pode-se ter um debate aberto e saudável sobre táticas. Todo partido confiante e aberto deve fazê-lo. Mas o PSOL não pode tolerar nenhuma sugestão de que os esforços para remover Bolsonaro sejam contrários ao nosso partido. Resistir a Bolsonaro com toda nossa força ainda mais quando ele coloca em risco a saúde pública e a vida de milhões é o principal objetivo do PSOL. Nossa militância exige nada menos.

A declaração na Folha foi lamentável, ainda mais levando em consideração que o pedido de impedimento não fere nenhuma cláusula estatutária do regimento do nosso partido e é, na verdade, uma questão tática, da luta jurídica e política parlamentar como alertou o companheiro Milton Temer. Se alguns companheiros acham que não é o momento de protocolar por uma análise séria da correlação de forças, também é nosso direito fazê-lo com o entendimento de que a cada minuto que Bolsonaro segue governando as medidas urgentes para conter o coronavírus não estão sendo feitas. Ao contrário, as ações do governo custarão muito caro a nossa população. Por isso, a Bancada do PSOL na Câmara apresentou de conjunto mais de 22 medidas urgentes e lutaremos por elas.

Mas voltando a polêmica com Juliano Medeiros, é fato que um setor da esquerda acha que é preciso esperar 2022 para desgastar Bolsonaro e tentar, através do processo eleitoral, derrotá-lo nas urnas. Lula e a direção do PT têm sido os porta-vozes dessa política. Na nossa opinião, isso é um erro, pois as liberdades democráticas estão ameaçadas agora por esse governo autoritário de Bolsonaro, e nesse momento a vida dos mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras também.

Entretanto, estou entre aquelas que defendem toda a unidade de ação para enfrentar Bolsonaro, mas a independência política entre as organizações para afirmar suas propostas. Lula e PT são aliados importantes na luta contra Bolsonaro. Não nossos líderes. Não esperaremos suas definições para postular nossa política.

A comparação correta que Juliano deveria fazer é com a reforma da previdência em 2003, quando Luciana Genro, Heloísa Helena, Babá e João Fontes foram expulsos do PT por votar contra a tal reforma em uma demonstração cabal que não cabia ali mais a esquerda socialista e o espaço para as diferenças táticas e estratégicas. Talvez Juliano não lembre, afinal não estava no PSOL nesse momento. Será esse o fim que ele gostaria de dar ao nosso partido? Desautorizar uma ação parlamentar tática, típica de mandatos e com todo o cuidado para não falar em nome dos que não tem a mesma compreensão que nós? Muita luta ele terá que fazer para isso. Somos milhares no PSOL e lutamos muito para construir uma ferramenta plural, que rejeita o centralismo para expressar as diferentes matizes da esquerda.

Me estranha ainda que dezenas de iniciativas táticas tomadas por parlamentares, em diversos momentos do PSOL, não tenha tido a mesma preocupação de Juliano. Seria uma questão de gênero dos que querem calar a diferença e mulheres do nosso partido? Nossa história vem de longe. A luta socialista é nosso norte e a resistência a extrema-direita nossa tarefa imediata. Não serão polêmicas desnecessárias que nos farão desviar dessa curva. O Brasil precisa de uma oposição social e política à altura para enfrentar a extrema-direita e o coronavírus. Vamos seguir nessa linha!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão