Um plano temerário e que não leva em conta as famílias

A deputada Luciana Genro analisa o plano de reabertura gradual da economia proposto pelo governo Eduardo Leite (PSDB-RS).

Luciana Genro 21 abr 2020, 15:16

Da forma como foi sugerido hoje pelo governador Eduardo Leite, o “modelo de distanciamento controlado” para “equilibrar a prioridade à vida com retomada econômica” em meio à pandemia da Covid-19 é temerário.

Ele responde à crescente pressão das empresas pela reabertura dos negócios, e que dialoga com um desespero legítimo daqueles que se não trabalham não comem. Mas quando o Estado libera o empregador a exigir a presença do seu empregado no local de trabalho, permitindo a retomada mesmo que gradual de determinadas atividades, com base em ponderações ainda incertas entre níveis regionais e setoriais de risco, é preciso levar em conta um elemento fundamental: temos 1,4 milhão de estudantes das redes públicas de ensino do Estado e dos municípios que estão, e devem continuar, em casa. Quem cuida deles? Quem os alimenta?

As escolas, como se sabe, são ambientes extremamente propícios para a disseminação do novo coronavírus. Por isso seguirão fechadas, e não é possível abrir as escolas por região, conforme o risco. A educação não é um setor econômico, é um espaço de vida fundamental para as famílias.

Então, se os estudantes tiverem que permanecer em casa, como os pais e as mães poderão sair para trabalhar? Ficarão sob os cuidados dos avós para estabelecer uma cadeia ainda mais mortal de contágio: dos pais contaminados no trabalho para os filhos e, destes, para os avós, que formam um dos principais grupos de risco diante da doença?

Estamos falando de aproximadamente 700 mil famílias gaúchas e de centenas de milhares de avôs e avós. O Estado está disposto, conscientemente, a sacrificá-los em nome do faturamento dos empresários seguros e confortáveis em seus “home-offices”, enquanto seus empregados levam o coronavírus para casa nas periferias e nos bairros de classe média?

Se as empresas estão tão ávidas por voltar ao trabalho, precisam no mínimo se comprometer, em articulação com o Estado e entidades setoriais, a não exigir a volta ao trabalho de ambos os pais ou do responsável único em famílias monoparentais. E, além disto, a não demitir aquele ou aquela que precisará ficar em casa, e que geralmente são as mulheres, as primeiras a perder o emprego em momentos de crise. Quem descumprir o compromisso deve pagar pesadas multas ao Estado altas indenizações aos prejudicados.

Pelo menos por enquanto, do jeito como está sendo pensado, o plano de reabertura gradual da economia não está nada equilibrado com a “prioridade à vida”.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!