Bancada do PSOL denuncia ao Ministério Público atrasos no pagamento de residentes da saúde

Profissionais que estão atuando para combater o COVID-19 estão sem receber bolsas-salário.

Equipe Sâmia Bomfim 3 maio 2020, 17:34

A deputada federal Sâmia Bomfim e a Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionaram o Ministério Público Federal para pedir providências urgentes com relação ao atraso no pagamento de bolsas-salário de residentes em Saúde.

Clique aqui para ler o ofício.

Com a pandemia do Covid-19, os profissionais de saúde são fundamentais para cuidar dos pacientes afetados e, assim, minimizar os efeitos drásticos da doença. No entanto, o governo brasileiro parece não entender a importância desses profissionais. Inacreditavelmente, até agora, muitos residentes não receberam o pagamento de março, e enfrentam dificuldades financeiras, inclusive, para custear o transporte para seguir trabalhando.

Segundo a residente em Enfermagem, Natália Peccin, o problema está atingindo, principalmente, estudantes recém ingressos na residência, alguns deles oriundos de fora capital, que deveriam receber sua primeira bolsa-salário em março. Além disso, vários desses profissionais também enfrentam dificuldades para emitir seus bilhetes de transporte público em São Paulo, dado o funcionamento parcial da SPTrans. “Essas ações significam minar as condições materiais concretas para que os profissionais sigam trabalhando, em um momento em que são essenciais”, ela argumenta.

Vale ressaltar que o regime de trabalho na residência em Saúde é de 60 horas semanais, com remuneração de aproximadamente R$ 2.800,00 líquidos. Na maioria dos casos, a residência exige dedicação exclusiva, portanto a bolsa-salário consiste na única fonte de renda desses profissionais.

Segundo Luana Alves, trabalhadora do SUS e psicóloga da saúde coletiva, cortar ou atrasar o pagamento dos residentes é o mesmo que estrangular o sistema de saúde público. “É espantoso que algo tão urgente e simples de se resolver esteja demorando tanto. Os residentes que ainda não receberam devem receber já suas bolsas-salário. Além do respeito a esses profissionais, trata-se de uma medida urgente para não prejudicar o combate à pandemia”, ela afirma.

“É inadmissível esse atraso. Muitos residentes procuraram o mandato para afirmar que não têm dinheiro para ir ao hospital trabalhar. Ou seja, os pacientes afetados pelo Coronavírus correm o risco de ficar sem atendimento, porque não basta só construir hospital de campanha, é necessário ter gente especializada para cuidar das pessoas”, afirma Sâmia Bomfim.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão