Nota pública do MES-RJ sobre a desistência de Marcelo Freixo

Sua desistência deixa vago um espaço político que era do PSOL, é necessário lutar para preservar essa conquista.

MES-RJ 21 maio 2020, 14:30

Uma caracterização, ainda que breve, da política carioca e fluminense dos últimos anos é parte fundamental da reflexão que as instâncias do partido devem fazer diante da desistência da pré-candidatura de Marcelo Freixo. Foi na esteira dos governos petistas que Sérgio Cabral e Eduardo Paes tornaram-se, respectivamente, governador e prefeito, com o apoio entusiasmado de Lula e da frente partidária que ele liderava. O PT do Rio de Janeiro serviu, em muitos momentos, como moeda de troca para os acordos nacionais da cúpula petista. O maior exemplo disso foi a intervenção de 1998, com a cassação da candidatura de Vladimir Palmeira ao governo do estado para apoiar Garotinho com a petista Benedita da Silva de vice. Assim foi se consolidando a dinâmica do PT no Rio de Janeiro: primeiro a renúncia a um projeto independente e protagonista e, depois, a aliança com a máfia que governou o estado liderada por Cabral e Paes. Foi neste espaço deixado à esquerda que o PSOL e Marcelo Freixo cresceram. Somos fruto de um enorme esforço de milhares de militantes e muitos acertos, mas somos também produto de uma condição objetiva propícia.

Os anos de política fisiológica praticada pelos governos do Rio de Janeiro levaram o estado a uma situação de profunda degradação, ao empobrecimento geral da população e à piora nas suas condições de vida, ao aumento e incentivo da letalidade policial, especialmente de jovens negros e pobres em favelas. Levou ainda à ampliação do domínio de territórios por milícias, sobretudo na Zona Oeste da capital e municípios da Baixada Fluminense. Foi a partir disso que Bolsonaro e seus filhos foram catapultados à política nacional.

Paralelamente a tudo isso, o PSOL se tornou a mais importante expressão das lutas sociais na cidade e no estado. Em troca com movimentos sindicais, sociais e populares, e tendo Marcelo Freixo como sua principal expressão eleitoral e líder político, o partido esteve sucessivamente no segundo turno das eleições da capital e consolidou grandes e qualificadas bancadas de vereadores e deputados. Freixo, como líder democrático, foi a figura que ajudou o PSOL-RJ a se tornar o principal partido de oposição no Rio de Janeiro. Um instrumento com influência de massas. Sua desistência em disputar a prefeitura deixa vago um espaço político que era do PSOL e que também foi conquistado pelo esforço de milhares de militantes e ativistas. É necessário lutar para preservar essa conquista.

Diante da retirada de sua pré-candidatura, o MES/RJ considera que Marcelo Freixo deve dizer ao partido claramente o que pensa. É muito importante que ele apresente uma proposta de encaminhamento, sob o holofote do que ele próprio colocou: “retirada para buscar a unidade”. Nesse sentido, é fundamental que ele diga que candidato apoia e que o partido, de conjunto, entenda o conteúdo dessa posição. Como principal figura pública do partido, Freixo deve apresentar uma proposta objetiva e apontar os caminhos que, no seu entendimento, o PSOL Carioca deveria trilhar neste exato momento. A partir desse ponto, com todas as posições sobre a mesa, num debate franco e honesto, acreditamos que o partido terá melhores condições de definir uma resolução à altura da situação que nos foi colocada.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão