Contra o colapso financeiro das universidades estaduais paulistas, queremos mais investimento público!

Nota do Juntos! SP.

Juntos! 4 jun 2020, 15:07

A crise do Coronavírus avança mais a cada semana no estado de São Paulo, já sendo quase 90 mil infectados e mais de 6 mil mortes no estado, cada vez mais a população negra e pobre das periferias das cidades, num cenário que deve piorar com o anúncio da flexibilização da quarentena por parte do Governo do Estado. Somado a isso, o impacto econômico também já tem sido sentido: no Brasil, a previsão é que o PIB diminua de 6 a 7% em 2020; no caso de São Paulo, só em março deste ano, a produção industrial já encolheu 5,4%. Este cenário coloca um sinal de alerta sobre os serviços públicos geridos pelo estado. Se por um lado, os serviços de saúde e seus profissionais estão cada vez mais sobrecarregados, com as taxas de ocupação dos leitos de UTI na Grande São Paulo se aproximando de 90%, por outro, a queda de arrecadação estadual pode gerar uma crise de falta de financiamento para os serviços públicos.

Esta preocupação se intensificou nas últimas semanas, já que o Governo do Estado de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa a proposta orçamentária para 2021. Nela, o governo prevê uma queda do ICMS (imposto que financia as universidades estaduais) de 10,1% neste ano, o equivalente a cerca de 15 bilhões de reais a menos no orçamento das universidades. Ao mesmo tempo, Dória e seus secretários não propuseram nenhum plano de compensação financeira para as universidades, deixando estas diante de um iminente colapso financeiro.

As universidades estaduais paulistas, diferentemente do que defendem Bolsonaro e Weintraub, têm mostrado sua importância estratégica durante a pandemia. Foram pesquisadores da Escola Politécnica da USP que desenvolveram um aparelho respirador que teria custo de mil reais (15 vezes mais barato que o vendido no mercado), apesar da opção do Governo Estadual ter sido importar da China 3 mil respiradores custando 85 mil reais cada; assim como também foram pesquisadoras da USP que sequenciaram o RNA do Coronavírus em menos de 48 horas. A Unicamp, por sua vez, desenvolveu processos muito mais baratos de testagem, a partir de insumos nacionais, que os vendidos pelas multinacionais. Além disso, os hospitais universitários das três universidades que têm atendido à população em diversas cidades, da mesma forma como são inúmeros os laboratórios que estão efetuando testes ou produzindo insumos hospitalares e equipamentos de proteção.

Diante da situação financeira que se avizinha, o Governo Dória quer aproveitar da crise para atacar o caráter público das universidades, desmontando a carreira dos servidores, cortando verba dos programas de assistência estudantil – cada vez mais necessários depois da aprovação das cotas raciais e sociais -, e substituindo o financiamento público pelo financiamento privado nas pesquisas, de forma a colocar a produção da universidade a serviço dos interesses do mercado, e não do conjunto da sociedade.

Nas universidades, diversos exemplos dessa política já têm aparecido. Na Unicamp, o reitor Marcelo Knobel já anunciou, de maneira completamente antidemocrática e unilateral, um corte de 72 milhões no orçamento da universidade. Na USP, a reitoria fez, em meio à crise, uma demissão em massa de funcionários terceirizados. Na UNESP, a situação é dramática, com falta de professores em diversos campi, ameaçando a continuidade dos cursos, além da possibilidade de fechamento do campus de Ourinhos por falta de verba.

É hora de levantarmos um programa de combate à crise atacando os privilégios de quem tem lucrado com esse momento. Queremos que uma parte do pagamento da dívida dos estados com a União, suspenso desde março, gerando 6 bilhões de reais a mais para os cofres estaduais, seja destinado às universidades. Além disso, o estado precisa fazer uma tributação progressiva das heranças, cobrando das famílias milionárias que historicamente governaram o estado, e acabar com as enormes desonerações às empresas, muitas das quais sequer tomaram qualquer medida de reconversão industrial.

Junto disso, não aceitaremos qualquer retrocesso nas universidades. Todos os programas de permanência e estudantil, assim como todas as bolsas de pesquisa devem ser mantidas. É preciso ampliar a democracia nas tomadas de decisões: os livros de contas devem ser abertos, e qualquer decisão a respeito de eventuais mudanças financeiras tem que ser discutida com ampla participação da comunidade universitária.

É hora do movimento estudantil paulista, a partir dos seus fóruns e entidades, tomar protagonismo na luta em defesa das universidades públicas estaduais, em conjunto com a construção das mobilizações antirracistas e antifascistas por todo o país.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão