Manifesto FNL-MES

Manifesto da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e do Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL).

20 jun 2020, 17:19

Aos companheiros e companheiras do campo e a cidade,

Diante da maior crise já enfrentada nos últimos cem anos, lutamos para preservar a vida e os direitos democráticos de todo povo. Uma crise que é também ambiental, atacando o homem e sua relação com a natureza. A responsabilidade da crise é o capitalismo neoliberal e seus agentes, que estão levando o planeta para um beco sem saída.

O Brasil é parte da grave situação mundial. O governo autoritário de Bolsonaro, cercado por militares de alta patente, espelha-se em Trump e na extrema-direita mundial. Apesar de cada vez mais debilitado, não esconde seus objetivos golpistas, militarizando cada vez mais sua atividade, com vínculos estreitos com as milícias do campo e da cidade, responsáveis pelo assassinato de Marielle Franco, Netinho e de dezenas de líderes indígenas, quilombolas e lutadores pela terra.

Bolsonaro segue a política das grandes corporações, limitando direitos e atacando parte das conquistas que estão na Constituição de 1988. É um governo diretamente capacho do imperialismo, como demonstrou em sua colaboração com o golpe de Estado na Bolívia e com a tentativa frustrada de golpe na Venezuela.

O mundo está em ebulição. A rebelião da juventude negra nos Estados Unidos comoveu o mundo, a partir do assassinato de George Floyd, colocando o governo Trump na defensiva. A negritude promove a derrubada de estátuas de símbolos históricos da opressão e marchas com centenas de milhares em todo mundo. É a primeira grande rebelião mundial durante o período da pandemia.

No Brasil, é necessário alcançar a mais ampla unidade de ação para tirar Bolsonaro do poder, como pedimos na petição do impeachment que recebeu mais de um milhão de assinaturas. A oposição tem de ser chacoalhada para ter uma linha mais ativa e lutar pelo fim do governo militar de Bolsonaro. Não se pode esperar por 2022. Nesse caminho, em conjunto com a unidade geral para defender direitos, afirmamos a necessidade de construir uma alternativa anticapitalista, o que passa por afirmar o papel do PSOL como ferramenta de luta e organização.

A Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e o Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) manifestamos nossa defesa de TERRA, TRABALHO, MORADIA E LIBERDADE.

Exigimos:

Fora, governo militar de Bolsonaro! Por novas eleições presidenciais, democráticas e limpas;

Por um comitê nacional de especialistas, profissionais da saúde e cientistas para gerir a crise da Covid-19;

Que a crise seja paga pelos ricos! Os trabalhadores têm direito de lutar por sua dignidade e de sua família: RENDA BÁSICA PERMANENTE (com valor de um salário mínimo);

Garantir a merenda escolar em todas as escolas públicas;

Salvar as vidas humanas da Covid-19;

Garantir infraestrutura de saúde do SUS em todo Brasil e cuidar dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19: testes massivos, EPIs e contratações de profissionais;

Em defesa da fila única dos leitos de UTIs;

Contra os ataques autoritários! Desmantelamento das milícias e bandas fascistas;

Taxar as grandes fortunas, os lucros e os dividendos;

Não pagamento da dívida externa;

Reforma agrária e urbana já (assentamento das mais de 100 mil famílias à beira das estradas);

Pela aprovação do Projeto de Lei 3170/2020, que cria o plano emergencial para a agricultura familiar;

Contra a violência policial! Fim do genocídio da juventude negra nas periferias dos grandes centros do país;

Em defesa do meio ambiente e da preservação da Amazônia: combate imediato à crescente violência contra os índios e quilombolas, e aos ataques desenfreados aos recursos naturais. Em defesa das reservas indígenas e das terras quilombolas;

PARA QUE TUDO ISSO ACONTEÇA, PRECISAMOS DE MUITA LUTA DERRUBAR BOLSONARO. Para que isto ocorra, é necessária muita luta do povo trabalhador, dos pobres da cidade e do campo, numa aliança que certamente contará com o movimento estudantil e a participação de técnicos e intelectuais comprometidos com as mudanças de que o país necessita. Para serem realizadas, é fundamental que o poder deixe de ser da minoria privilegiada e de um punhado de capitalistas para ser das organizações que levarão adiante tal luta. Enfim, uma luta que irá até o final, que passa pela conquista de um poder de novo tipo, rumo ao verdadeiro socialismo, isto é, um regime com o máximo de igualdade e de liberdade!

FASCISMO NUNCA MAIS!

RACISMO NUNCA MAIS!

FORA, BOLSONARO! IMPEACHMENT JÁ!

FRENTE NACIONAL DE LUTA CAMPO E CIDADE (FNL)

MOVIMENTO ESQUERDA SOCIALISTA/PSOL (MES/PSOL) Junho de 2020


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão