O cerco está fechando-se

Mais do que nunca: fora, Bolsonaro e seu governo de militares!

Israel Dutra e Thiago Aguiar 18 jun 2020, 20:05

Quando terminávamos o editorial da semana, a notícia da prisão do operador político da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz, ganhava as principais manchetes da imprensa nacional. A detenção de Queiroz acirra ainda mais a luta política, deixando Bolsonaro na defensiva e aumentando a tensão, num grave momento da pandemia.

Chegaremos ao final dessa semana com a triste marca de um milhão de casos de Covid-19. Segundo as estatísticas oficiais, já são 50 mil vidas a menos no país. Tudo isso com uma brutal subnotificação. O Brasil está no epicentro da epidemia. O crescimento do contágio do novo coronavírus em toda a América Latina apenas acirra o naufrágio econômico do capitalismo neoliberal. A incerteza sobre o futuro, com todas as dúvidas sobre a efetividade de uma vacina e a hipótese concreta de uma segunda onda de contaminação, derrubou as bolsas do planeta.

O negacionismo do governo, mesmo que na defensiva, chegou ao ápice com a orientação em rede nacional por parte de Jair Bolsonaro para que seus apoiadores invadissem hospitais públicos, com a finalidade de provar que a Covid-19 está sendo superestimada pela imprensa “opositora”. Uma afronta em toda linha.

No âmbito político, o levante da juventude negra e popular nos Estados Unidos é o coração da luta. No Brasil, tanto a retomada das ruas no dia 7 de junho, por parte da oposição combativa e dos movimentos sociais, quanto a movimentação do STF, deixaram o bolsonarismo e o governo na defensiva. A ação contundente contra as fake news debilitou o bolsonarismo nas redes, desmoralizando importantes personagens como Sara Winter, que está presa, no mesmo momento em que Abraham Weintraub é demitido do comando do Ministério da Educação.

A prisão de Fabricio Queiroz

É importante registrar que no centro da crise do governo – que levou à demissão de Moro e ficou evidenciada na fatídica reunião ministerial gravada de 22 de abril – estava justamente a investigação sobre os filhos de Bolsonaro no Rio de Janeiro. A prisão de Fabrício Queiroz mostrou que a pressão presidencial por uma enquadramento “político” da Polícia Federal, por meio da troca de chefias no órgão, resultou inócua.

Queiroz foi preso em Atibaia (SP), num imóvel de propriedade do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, que chegou a mentir em entrevista afirmando que não conhecia Queiroz e nem seu paradeiro. A operação que capturou o operador da família Bolsonaro foi comandada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e a Justiça também pediu a prisão da esposa de Queiroz, também ex-assessora, como a filha, em gabinetes da família Bolsonaro. A relação, portanto, da família presidencial com Queiroz era profunda e os desdobramentos da investigação são explosivos para Bolsonaro. Não por acaso, nos últimos dias, multiplicam-se suas declarações dizendo que “está chegando a hora” em mais ameaças golpistas.

Crise nas ruas e nas redes: fora, Bolsonaro e seu governo militar!

A ação do movimento antifascista – convocado pelas torcidas organizadas e pelo ativismo da negritude inspirado na rebelião estadunidense, primeiro no dia 31 de maio e consolidada no ato nacional de 7 de junho – tirou o protagonismo da extrema-direita nas ruas e desequilibrou a balança para o lado da esquerda, da oposição combativa e dos movimentos sociais.

Nas redes, por sua vez, Bolsonaro também tem acumulado reveses, com o avanço das investigações sobre as fake news, os pedidos de quebra de sigilo de parlamentares bolsonaristas e a pressão sobre os financiamento do dispositivo bolsonarista na internet, por meio das investigações no STF e da ação nas redes de ativistas, como o Sleep Giants, que têm denunciado publicidade de empresas em páginas disseminadoras de fake news e de ataques às liberdades democráticas.

Ao mesmo tempo, as Forças Armadas enfrentam o desgaste de sua vinculação ao governo Bolsonaro, tendo que se expor no comando do Ministério da Saúde durante a pandemia, vinculando-se às orientações negacionistas e às declarações golpistas da presidência. Há um mal-estar que deve aprofundar-se com as críticas que se levantam, de nomes como Santos Cruz, e com os levantamentos de opinião mostrando uma importante perda de prestígio das Forças Armadas.

O governo está sem rumo. A oposição precisa reforçar a luta para derrubar o governo em todos os terrenos e exigir novas eleições. A permanência de Bolsonaro significa a condenação à morte de mais milhares de brasileiros, diante do caos estimulado pela presidência no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Ao mesmo tempo, as seguidas ameaças às liberdades democráticas mostram que Bolsonaro deseja e prepara um golpe de Estado, para o qual pretende arrastar os militares, como mostrou sua carta defendendo uma intervenção contra os outros Poderes caso haja “ordens absurdas” ou “julgamentos políticos”, assinada por Mourão e por Fernando Azevedo, ministro da Defesa.

É necessário lutar para derrubar Bolsonaro, na defensiva e acuado, associando tal batalha a questões concretas como a defesa de um plano emergencial para a pandemia, que passe por ampliar os testes, garantir isolamento social e, sobretudo, a defesa da ampliação da renda básica, coisa que o governo já indica que não quer fazer. O calendário de lutas prevê ações em várias cidades, como em Porto Alegre no dia 21, além do apoio aos processos de luta em curso, como a convocatória da greve nacional dos entregadores de aplicativo do dia 1º de julho.

Mais do que nunca: fora, Bolsonaro e seu governo de militares!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão