Nota contra os ataques racistas ao pré-candidato do PSOL Júlio Domingues

Pré-candidato foi atacado após reportagem.

Negras e Negros do PSOL Pelotas 16 jul 2020, 16:06

Na segunda-feira, 13/07/2020, uma postagem de um jornal de grande circulação no município de Pelotas, comunicava a decisão do nosso partido, ocorrida em plenária virtual no último sábado, dia 11/07 e que aclamou o nome do Professor Júlio Domingues como nosso pré- candidato à prefeitura de Pelotas. Em poucos minutos da postagem (a matéria continha foto do pré candidato e um breve texto), surgiram inúmeros comentários de teor racista e odioso, os quais visavam desqualificar a figura do nosso companheiro.

Tais atitudes refletem o quanto a sociedade brasileira ainda desqualifica e ataca violentamente negros e negras. A violência não é só uma atitude física, mas também se expressa em símbolos e linguagens que colocam a comunidade negra sempre em condições subalternas.Esses ataques expressam algo que precisamos combater em todas as esferas da sociedade: o racismo! Esse que nos ataca cotidianamente e que insiste em nos impedir em concorrer a cargos no executivo, no legislativo, na administração pública, que busca silenciar nossas falas e nossas dores.

As dimensões estruturais do “racismo à brasileira” ou do “racismo nosso de cada dia” estão em consonância ao que denominamos “matriz colonial de poder”, que estabelece dicotomias entre os “civilizados” (brancos e europeus) e os “não civilizados” (negros e indígenas). Os últimos guardam as chagas e as mazelas do tratamento subalternizado e inferiorizado dos primeiros (brancos e europeus). Esse ideário da “branquitude civilizada”, mas que na realidade sinaliza seu lado “violento, colonial e irracional” as demais populações e que, inúmeras vezes se expressam sob a forma de racismo (ódio, sentimento de altivez, soberba, inferiorização de negros e indígenas). Assim, o racismo não é apenas uma questão biológica (cor da pele), mas é uma questão social visto no desenvolvimento da sociedade brasileira que alicerça tais condições estruturais. Lamentavelmente, Pelotas em sua nefasta herança colonial, elitista e escravista, não foge às tais questões, bem como as recupera nos ataques sofridos ao candidato do Psol Júlio Domingues nos últimos dias. Precisamos nos descolonizar (socialmente, politicamente e economicamente, racialmente), não apenas vitimizando tais problemáticas, mas compreendendo que a questão racial implica a necessidade de luta, resistência e reconhecimento! Isso assinala que a herança colonial, geradora dessa conjuntura societária, supõem a pertinência de um enfrentamento anticapitalista, anticolonial e antiracista!

Afirmamos aqui a nossa solidariedade ao professor Júlio Domingues, aclamado como nosso pré-candidato, que tem construído sua trajetória política representando uma a sociedade democrática, plural, respeitando a diversidade, buscando as pautas da classe trabalhadora, entendendo que o acesso à educação de qualidade é um direito de toda a população. A sociedade que desejamos é a que reconhece o legado histórico e a relevância da população negra na construção e desenvolvimento deste município. Reiteramos aqui que nosso compromisso com a construção de uma Pelotas justa, igualitária e realmente democrática passa, necessariamente, pelo aumento da representação de negras e negros nos espaços de poder.
Foram importantes a iniciativa de muitos companheiros de PSOL e alguns movimentos sociais, pessoas negras e não negras que se propuseram a fazer uma defesa de Júlio Domingues na referida postagem é necessário seguir a disposição de travar essa batalha para enfrentarmos coletivamente o elitismo, conservadorismo e o racismo.

Nossa coletividade negra manifesta irrestrito apoio ao nosso companheiro Júlio Domingues e afirma que estes ataques foram uma mostra inicial do que possivelmente será enfrentado e é fundamental afirmar que todas e todos precisam estar atentos e que se forma assim uma rede de apoio antirracista. Pois não deixaremos passar ataques como esse em uma sociedade democrática e na construção de políticas públicas para toda a população negra e não negra de Pelotas!
Pelotascontraracismo!
Nada sem nós!
Sigamos a luta!

Artigo originalmente publicado no site do autor.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão