Prenúncios da tormenta

Enquanto a crise política segue desenvolvendo-se, Guedes mantém sua agenda de guerra contra o povo.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 8 jul 2020, 23:24

Enquanto o ciclone chegava ao Sul do Brasil na semana passada, um potente movimento de trabalhadores precarizados levantava-se em todo país. O “Breque dos Apps” reuniu milhares de entregadores de aplicativos em diversas cidades brasileiras e cativou trabalhadores de outros países da América Latina. A ampla repercussão mostrou o apoio da sociedade à causa dos entregadores, que, afinal, é a causa de toda a classe trabalhadora brasileira em defesa de seus direitos e de seu nível de vida. Algo de profundo está movendo-se no país.

O destaque da semana foi o anúncio de que Jair Bolsonaro estaria com Covid-19. Com o habitual escárnio, o presidente defendeu o uso da cloroquina, colocou em risco os jornalistas que cobriam seu anúncio ao aproximar-se e tirar a máscara, além de evidenciar que não existe plano para conter a pandemia, que se espalha perigosamente, agora, também pelos interiores.

Com um governo paralisado no combate ao vírus, sem ministro da saúde e da educação, e numa economia já em recessão, as perspectivas não são nada animadoras para a classe trabalhadora. O adiamento das eleições municipais, por sua vez, prolonga o “semestre político” e a exposição de Bolsonaro, que passou a ficar na defensiva após a ação de rua dos setores antifascistas e o cerco da Polícia Federal, do STF e do Ministério Público do Rio de Janeiro, que comandou a operação de prisão de Fabrício Queiroz. É preciso nos preparar para os novos enfrentamentos que se colocarão, mais cedo ou mais tarde, no horizonte.

Bolsonaro na defensiva

O governo conserva ainda faixas de apoio popular, porém, perdeu a iniciativa. A contaminação de Bolsonaro, por sua vez, teve o efeito de revelar nas redes o repúdio crescente a um presidente, bem tratado e com acesso aos melhores hospitais do país, enquanto a população agoniza sem acesso a testes e muitas vezes sequer tendo chances de disputar uma vaga num leito ou respirador.

Acentua-se a sensação de paralisia e de desgoverno com a queda, em poucas semanas, de dois ministros da educação, sem falar da ocupação militar do Ministério da Saúde, além da repulsa a Ricardo Salles, que pode ser o próximo a cair pela pressão do agronegócio mais vinculado a cadeias globais, de dirigentes empresariais que agora demonstram preocupação com o risco de sanções internacionais contra produtos brasileiros, além do recente pedido de afastamento de Salles pelo Ministério Público Federal.

Houve uma mudança na conjuntura a partir dos atos de julho e do cerco do STF. A prisão de Queiroz escancarou a relação do presidente e de sua família com o escândalo das “rachadinhas” da ALERJ e com o submundo das milícias cariocas. A pressão deve seguir, já que ainda há personagens desaparecidos, como Márcia Aguiar, esposa de Queiroz, além das dúvidas sobre o comportamento do advogado Frederic Wassef, que tem insinuado sua disposição de falar o que sabe caso se veja em dificuldades. Cada vez mais surgem relações das milícias com o “Escritório do Crime”, cujo comando foi preso na última semana em operação conduzida pelo MP-RJ.

Guedes mantém a guerra contra o povo: é preciso preparação para as lutas que virão

Enquanto a crise do governo segue desenvolvendo-se, Paulo Guedes mantém sua agenda de guerra contra o povo. A sanha contra os direitos trabalhistas continua num contexto de desemprego crescente pelos efeitos econômicos da pandemia.

Ao mesmo tempo, apesar de divididos em temas como a avaliação do governo e a defesa de direitos democráticos, o Ministério da Economia, o comando do Congresso e a burguesia repetem em uníssono a necessidade de retomar as privatizações, como se viu no novo marco do saneamento e com as promessas de grandes privatizações neste segundo semestre, além do desmanche paulatino da Petrobrás, cujas refinarias agora são o alvo recente da rapina.

Por outro lado, segue o debate ao redor da renda básica e da proteção aos salários. Diante do descaso do governo com informais e desempregados, além do estímulo criminoso à quebradeira das pequenas empresas pela política de Guedes, os trabalhadores sairão à luta e prepararão um segundo semestre quente. A primeira paralisação dos trabalhadores de aplicativos deu o primeiro sinal e já se organiza um chamado para nova e mais forte paralisação dia 25 de julho. Já os educadores têm votado em vários estados “greves pela vida” como resposta ao descaso criminoso dos governos estaduais e municipais, que decidiram acelerar o retorno inseguro para as salas de aula enquanto a pandemia segue em curva ascendente, condenando à doença e à morte milhões de educadores, quadro de apoio, estudantes e suas famílias.

Nesse cenário, com o adiamento do calendário eleitoral e o avanço desigual do contágio pelo país, duas tarefas impõem-se: preparar as candidaturas do PSOL nas cidades brasileiras, nacionalizando a discussão de um programa de ação contra o bolsonarismo, e a necessidade de somar forças ao calendário de lutas, de que o dia 25 de julho será um grande momento. É preciso brecar os ataques do governo: Fora, Bolsonaro!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão