Apresentação da Revista Movimento n. 17

Número contém artigos, entrevistas e documentos que buscam encontrar caminho de análise e de intervenção para os socialistas.

Thiago Aguiar 1 ago 2020, 13:12

Publicamos a décima sétima edição da Revista Movimento ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Em todo o mundo, as contradições acumulam-se. Este volume está dedicado à análise de várias dimensões desta verdadeira crise global e de seus desdobramentos. Com destaque, tratamos da mobilização antirracista nos Estados Unidos e no mundo, iniciada após o assassinato de George Floyd, e da situação brasileira, discutindo a crise do governo Bolsonaro e as recentes manifestações dos trabalhadores por aplicativos.

Reunimos, nas páginas a seguir, um conjunto de artigos, entrevistas e documentos que buscam encontrar um caminho de análise e de intervenção para os socialistas. Inaugurando a edição, Roberto Robaina trata da necessidade de enfrentar a extrema-direita e o pensamento nazista, partindo de uma análise do governo Trump e dos protestos estadunidenses. Na sequência, Tiago Madeira assina um instigante artigo a respeito dos desdobramentos da crise global por meio da análise da digitalização da economia, da vida social e de suas consequências políticas. Luana Alves, por sua vez, propõe uma reflexão a respeito das lutas antirracistas nos Estados Unidos e no Brasil, a propósito das manifestações recentes em todo o mundo.

Ainda na primeira seção do volume, Frederico Henriques e Giovanna Marcelino assinam artigo de fôlego sobre a situação brasileira e as tarefas da esquerda socialista em nosso país, dedicando atenção à organização dos subalternos e ao papel do PSOL. Nathalie Drumond e Giovanna Marcelino, além disso, analisam os efeitos da pandemia da Covid-19 e a crise em curso com um olhar feminista.

Na seção de entrevistas, publicamos dois materiais fundamentais para compreender as lutas em curso: Bruno Magalhães entrevistou Keon Liberato, dirigente do Democratic Socialists of America, a respeito da mobilização antirracista nos EUA, e Giulia Tadini entrevistou Alessandro Sorriso, um dos dirigentes, no Distrito Federal, do “Breque dos Apps”, a recente e importante paralisação dos trabalhadores por aplicativos.

Dando sequência à série de depoimentos de Pedro Fuentes sobre sua rica trajetória de militância revolucionária, publicamos artigo em que nosso camarada relembra o “entusiasmo” das décadas de 1960 e 1970, quando uma importante geração de militantes formou-se em processos de luta pré-revolucionários e revolucionários que chacoalharam o mundo.

Na seção de teoria, relembramos Immanuel Wallerstein, publicando um artigo de 2010 em que o sociólogo analisa as crises estruturais do capitalismo. Na sequência, aparece traduzido artigo de Michel Husson que analisa as tendências das crises sanitária e econômica atuais. Também publicamos resenha do economista marxista Michael Roberts de livro recente de Éric Toussaint, no qual o dirigente da IV Internacional critica obra de Yanis Varoufakis, ex-ministro da Economia grego, sobre as negociações entre governo grego e a Troika em 2015.

Temos a alegria de encerrar a seção de teoria oferecendo a nossa militância dois artigos de CLR James, historiador negro e dirigente trotskista na Grã-Bretanha durante os anos 1930. Nascido em Trinidad e Tobago, seus escritos (principalmente o livro Jacobinos Negros, de 1938, sobre a Revolução Haitiana) influenciaram os movimentos independentistas caribenhos e africanos do pós-guerra.

Por fim, esta edição conclui-se com a publicação de dois documentos recentes do Movimento Esquerda Socialista que tratam, no calor dos acontecimentos, dos desdobramentos da crise em nosso país e no mundo.

Boa leitura!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão